Discurso do presidente empossado para gestão 2016/2019

O dia 7 de abril de 2016 marcou o início de uma nova fase para o SindsegSC - Sindicato das Seguradoras. Nessa data, foi oficializada a posse da diretoria para a gestão 2016/2019, presidida por Paulo Lückmann, que em seu discurso destacou a honra que é assumir mais uma gestão à frente da entidade.

Em sua declaração, proferida em frente a profissionais de referência do mercado de seguros nacional, o presidente assumiu o compromisso de continuar trabalhando para fortalecer o que já foi conquistado pelo SindsegSC e criar um futuro visando a proteção da sociedade catarinense.

Ao longo de 25 anos dedicados ao Sindicato, Lückmann enfatiza em seu pronunciamento que sempre acreditou no processo de construção de relacionamentos, e que é dever de uma entidade do porte do SindsegSC promover esta ação.

Segundo ele, a integração entre os profissionais das associadas são fatores chave para o desenvolvimento do mercado de seguros.

Confira abaixo na íntegra o discurso de posse de Paulo Lückmann:

Senhoras e senhores, boa noite

Em primeiro lugar, tomar posse mais uma vez na presidência do Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina é uma grande honra.

Gostaria de assegurar que o SindsegSC continuará caminhando sempre em direção ao fortalecimento da “instituição seguro”, por meio de sua diretoria, comissões técnicas e grupos de trabalho.

Como objetivo e já atuando dessa forma, a gestão 2016/2019 irá fortalecer o obtido no passado, e avançará na direção do futuro, visando a proteção e o bem estar da sociedade catarinense.

As ações planejadas por essa gestão complementarão e harmonizarão com as ações da CNseg, FenSeg, FenaCap, FenaPrevi, FenaSaúde, e resultarão em sinergia com os pilares fundamentais e representativos do mercado de seguros.

Ao longo da minha trajetória no mercado, dos quais 25 anos já dedicados ao SindsegSC, sempre acreditei no “processo de construção de relacionamentos”. Uma entidade desse porte, como é o nosso sindicato, pode e deve disponibilizar essa construção.

O relacionamento e a integração entre os profissionais das associadas demonstram o fortalecimento do mercado catarinense.

Além do conhecimento, uma das nossas principais metas é difundir e promover a segurança, tendo em vista o aumento dos índices de roubo e furto que vem ocorrendo no país e no nosso estado.

Em 2015 foram roubados e furtados mais de 505 mil veículos, isso corresponde a 1.384 veículos por dia no Brasil. E para minimizar esses números e beneficiar a sociedade, foi aprovada a lei 12.977, a lei do desmonte.

O principal impacto dessa lei está na diminuição de roubos, furtos e latrocínios. No estado de São Paulo, no qual a lei está sendo aplicada, houve uma redução substancial destes índices. A lei é de abrangência nacional, e o mercado de seguros catarinense trabalhará em conjunto com as autoridades competentes para a implantação.

Temos um grande compromisso com a sociedade, de criar mecanismos para colocar em prática essa lei, visando um resultado que vai além da segurança pública, impactando na economia, saúde, trânsito, meio ambiente, entre outros.

Buscaremos estreitar os laços com instituições que promovem a proteção da comunidade, para garantir que as pessoas tenham a segurança de ir e vir, de viverem as suas vidas, e sonhar sem impedimentos e com mais tranquilidade.

Implantaremos também o programa diálogo operacional, que irá integrar as seguradoras, corretores e prestadores, com o objetivo de aprimorar a prestação de serviço.

Para tanto continuaremos capacitando nossos profissionais, através de programas como: o Diretor sem Fronteiras, Panorama Empreendedor, PDES, Mesas redondas e Palestras.

Outra importante frente do Sindseg de Santa Catarina é a educação. Um dos maiores exemplos é o programa Trânsito Feliz e o Bê-a-Bá da Prevenção, que têm o nobre propósito de levar a cultura do seguro e a educação no trânsito para os alunos das escolas do nosso estado.

A ação com crianças completa uma das principais frentes do sindicato, e a prova do sucesso dessa ação se encontra em cada escola e aluno.

No ano passado, foram 15 mil estudantes que participaram do projeto, levando para suas casas, famílias e amigos, informações sobre seguros e segurança no trânsito. Essa ação desenvolve as crianças para uma corrente do bem, onde aprendem a valorizar a vida e suas riquezas.

Este é o legado do mercado de seguros. Nos últimos 15 anos, aumentou sua participação de pouco mais de 1% para 6% do produto interno bruto de nosso país. Movimentou no mesmo ano 364 bilhões de reais, e devolveu para sociedade em indenizações em 2014, 207 bilhões.

Um mercado que continua forte como um dos principais setores econômicos, em que todos aqui presentes, como eu, têm orgulho de fazer parte.

O Sindicato das Seguradoras de Santa Catarina é grande parte desse triunfo, a cada dia conquistando novos profissionais e agregando novos conhecimentos. Um percurso onde cada um tem algo a acrescentar e a desenvolver, onde o debate de ideias, a disposição e a criatividade são sempre bem-vindos.

Dessa forma, saúdo e parabenizo a diretoria empossada para a gestão 2016-2019. Vocês são pessoas com um interesse comum, um compromisso único chamado “seguro”!  Agradeço a confiança depositada em mim para presidência dessa entidade.

Espero que com a colaboração de todos vocês aqui presentes, profissionais que transformam o mercado a cada dia, possamos trazer mais realizações para o seguro em Santa Catarina. Juntos, vamos escrever mais um capítulo de sucesso em nossa trajetória.

Gostaria, de forma especial, agradecer à minha esposa Silvia e filhos, pelo amor e alegria proporcionado todos esses anos. Obrigado por tudo!

Desejo a todos uma ótima noite. Obrigado.

Não deixe de conferir esse momento especial para o SindsegSC.  Acesse a Galeria de Fotos para ver o registro dos momentos mais importantes da cerimônia de posse.

Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras