Comissão de Ética Intersindical promoveu jantar-palestra

SINDESESC Comissão de Ética Intersindical promoveu jantar-palestra Atendendo convite da referida Comissão, o Prof. Celestino Roque Secco, atual Secretário de Estado da Casa Civil e da Administração de SC, proferiu palestra sobre Ética nos Negócios, em 12 de março, no Grande Hotel Blumenau. O Professor é pós-graduado em filosofia e ética e mestre em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação pela Universidade Moderna de Lisboa. Para o coordenador, Sr Henrique Arruda, muito mais do que julgar ou recomendar providências a SUSEP, a quem compete fiscalizar o mercado, a Comissão tem se dedicado a advertir, orientar e conscientizar pessoas. Por esta razão, decidiu-se convidar o Prof. Celestino a transmitir sua visão e experiência a respeito do tema. Para o Professor, "desde o início do século dezenove, várias pessoas vêm criticando o automatismo e a alienação humana decorrentes da revolução industrial, cujos efeitos são: O crescimento desordenado da população mundial, especialmente entre os países mais pobres; a escassez de recursos, a bizarra e surreal distribuição de renda e a degradação do meio ambiente". Adiante, após comentar que as grandes mudanças dependem de pequenas ações, o Prof. Celestino complementou: "Interessar-se pela ética, nestes tempos, é uma atitude preliminarmente racional, pois certamente significará a sobrevivência da espécie humana a longo prazo. A ética deve ser o desafio de uma nova sociedade, na busca da construção de um agir correto, respeitando-se a cada um e beneficiando-se a todos. Devemos ser éticos, não por medo da lei ou da norma, do pecado ou do inferno, mas por almejar uma vida melhor e de qualidade para nós, a nossa família e a sociedade. A qualidade, hoje tão decantada na economia global e globalizante, somente poderá ser aceita se traduzida pelo trinômio ético da veracidade, do compromisso e do cuidado com o ser humano". "Agir corretamente, hoje, não é só uma questão de consciência, mas um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa, respeitada e sólida". "A gestão empresarial será tanto mais produtiva, quanto mais ela fizer uma associação entre as virtudes responsabilidade, lealdade e iniciativa. Tais virtudes são fundamentais para o futuro da carreira do administrador". Fotos do evento Clique aqui para ler a abertura feita pelo Coordenador da Comissão. Clique aqui para ler a íntegra da palestra.