SINDESESC MAPFRE - VERA CRUZ inaugura em Blumenau a segunda Unidade Móvel de Check-up Gratuito A MAPFRE Seguros VERA CRUZ inaugura na cidade catarinense de Blumenau sua segunda Unidade Móvel de Check-up Gratuito de Veículos. A iniciativa faz parte do Programa de Segurança Viária da companhia e a inspeção, que verifica em aproximadamente 20 minutos, 42 itens de mecânica e da parte elétrica do carro, acontece no período do dia 20 deste mês a 8 de fevereiro, em um Posto de gasolina próximo a rua 2 de Setembro. O lançamento da unidade será amanhã, dia 16, às 19h e 30m em coquetel, no Grande Hotel Blumenau, na região central da cidade. A outra unidade da MAPFRE Seguros VERA CRUZ está localizada em Santos, litoral paulista, e desde julho do ano passado, a companhia já inspecionou cerca de 2.000 carros nas cidades paulistas de Franca, Batatais, Jaboticabal, Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara, Bauru e Botucatu. Nessas localidades em média 70% dos carros foram reprovados por falta de segurança. Na relação das maiores irregularidades estão os freios, rodas, extintor, sistema elétrico, alinhamento e suspensão. Após a revisão, o proprietário recebe uma planilha com o diagnóstico dos problemas no veículo. De posse dessa informação, e caso ache necessário, ele poderá dirigir-se a uma oficina de sua confiança. O Programa, que conta com recursos do Instituto de Segurança Viária MAPFRE, irá também entregar às escolas primárias - públicas e privadas - material didático sobre segurança e prevenção de acidentes. A instituição é também responsável pela adoção de programa similar na Espanha, sede da Corporação MAPFRE, grupo que controla a VERA CRUZ, onde, há oito anos, vem estimulando a cultura de segurança no trânsito, através de campanhas educativas que visam a prevenção de acidentes. As localidades onde a unidade móvel tem prestado o serviço contam com o apoio da Polícia Militar do Estado, Prefeitura Municipal das cidades envolvidas, secretarias municipais e estaduais de transportes e Sindicato dos Corretores. Em Botucatu, onde em média 11 veículos foram inspecionados por dia, os maiores problemas estavam nos freios, com 38,2% das ocorrências. O sistema elétrico (27,3%), a suspensão (21,8%) e as rodas (14,5%) foram outros itens reprovados nos veículos pelos técnicos. Na inspeção ocorrida em Bauru, e encerrada em dezembro, o Programa constatou que dos 308 veículos analisados, 64,0% estavam fora dos padrões de segurança. Deste total, 35,4% apresentavam problemas nos freios, 29,5%, no extintor, 17,2%, na parte elétrica, 11,7% na suspensão, 10,7% nas rodas, 8,1%, no motor/transmissão, 6,8% na direção e 2,6% na carroceria.