Presidente do IRB e representantes do mercado discutem abertura do resseguro

O mercado segurador continua os esforços para consolidar a abertura do resseguro no País. No último dia 20, o presidente do IRB Brasil Re, Marcos de Barros Lisboa, reuniu-se com vários representantes do mercado segurador: Maria Elena Bidino (Fenaseg), Luiz Eduardo Veloso (Unibanco AIG Seguros), Carlos Eduardo Correa do Lago (Bradesco Seguros), Jacques Bergman (Itaú Seguros), Federico Baroglio (Generali Seguros), Werner Stettler (Zurich), Flavio Bauer (ACE Seguradora). Na ocasião, os executivos revelaram suas preocupações e expectativas em relação ao processo de abertura e sugeriram algumas mudanças. O presidente do IRB mostrou-se aberto às negociações e ressaltou a tese de que os agentes a favor da abertura devem estar unidos quanto às alterações, visando fortalecer as mudanças e facilitar a abertura. Entre os vários pontos que foram discutidos está a questão da oferta preferencial de 40% de mercado para os resseguradores locais. O Projeto de lei encaminhado, este ano, ao Congresso, prevê reserva com teto máximo de 40% até que uma lei ordinária altere esse percentual. A proposta dos seguradores é de que seja delimitado prazo máximo de quatro anos na lei complementar para essa reserva. Mas, Marcos Lisboa entende que será mais fácil negociar com o Governo um escalonamento desse percentual definido em lei, do que simplesmente a sua extinção após os quatro anos. Na ocasião, os representantes do setor discutiram também o processo de transição apresentado pelo presidente do IRB, no momento em assumiu a direção da empresa, especificamente no que se refere à colocação de riscos facultativos no exterior. Os representantes sugeriram que a cotação no mercado internacional seja garantida com cobertura de retrocessão de no mínimo de 40% e que as licitações sejam objeto de normas específicas. Agora, esse e outros pontos discutidos durante a reunião deverão ser analisados pela direção do IRB. (Fenaseg)