Anapp: reservas crescem 26% até agosto

O volume de reservas no sistema de previdência privada cresceu 26,34% no acumulado até agosto de 2005, comparado com o nível registrado até agosto do ano passado (dados acumulados desde o início da série), segundo balanço divulgado pela Anapp (Associação Nacional da Previdência Privada). No total, o volume de provisões atingiu a marca de R$ 69,7 bilhões no período. Destaque para as reservas em VGBL, que cresceram 58% no período, passando de R$ 14,9 bilhões para R$ 23,5 bilhões. As reservas alocadas em PGBL, por sua vez, passaram de R$ 14,9 bilhões para R$ 18,9 bilhões (alta de 27%). Os planos tradicionais tiveram alta de 7%, passando de R$ 25 bilhões para R$ 26,8 bilhões. Com o resultado, 34% das reservas em previdência complementar fecharam agosto alocadas em planos VGBL (contra 27% em igual mês de 2004). Os PGBL somaram 27% das reservas (mesmo patamar de agosto de 2004) e os planos tradicionais concentraram 38% do total dos recursos depositados no sistema (7 pontos percentuais a menos que os 45% verificados no acumulado até agosto do ano passado). (Fenaseg)