Segurança Pública em foco na Conseguro

“A Segurança Pública é responsabilidade e interesse de todos. Não dá mais para deixar apenas na mão do Estado”, afirmou hoje cedo o Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Côrrea, durante a palestra “Brasil em Rede – Combate ao Crime Organizado” realizada durante a 3ª Conseguro – Conferência Brasileira de Seguros, Resseguros, Previdência Privada e Capitalização, que terminou ontem, 10, no Hotel Hyatt, em São Paulo. Na ocasião, o Secretário ressaltou a importância de parcerias público-privada, como a realizada com a Fenaseg para a viabilização do Projeto Fronteiras, como forma de colaborar com o Governo para a implantação de medidas que visam combater a criminalidade no País. Em linhas gerais, ele apresentou o Programa de Segurança Pública no Brasil e a política de prevenção e combate à criminalidade que vem sendo implementada. Dentre os pontos em destaque estão a integração das três esferas do setor público - federal, estadual, e municipal, a ampliação do sistema de segurança, e também a reforma das instituições. “A racionalidade orienta o programa”, ressaltou. Ele informou que a Senasp têm atuado em várias frentes para isso, com investimentos em capacitação para os agentes públicos - 35% do contingente não têm 2º segundo grau completo - e também no sistema nacional de inteligência, visando consolidar uma rede que interligue, através de sistemas tecnológico, as bases de dados das esferas federal, estadual e municipal de segurança pública. Dentro desses sistemas está a Rede Infoseg – Rede de Integração Nacional de Informação de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, no qual está inserido o Projeto Fronteiras. “Nós vislumbramos uma parceria produtiva e trouxemos o Projeto para a Senasp há um ano através de convênio”, afirmou, lembrando que, a tecnologia, atende não apenas a área de seguros, identificando veículos irregulares, roubados, furtados ou suspeitos de fraudes, mas também agrega à massa de inteligência da Secretaria capacidade de resposta a qualquer outro delito, como roubo de cargas, contrabando e tráfico de drogas. (Fenaseg)