IRB renova e amplia sua principal apólice

A estatal IRB-Brasil Re concluiu ontem a renovação de sua principal apólice de resseguro, o "Property" (propriedades) no exterior, com uma ampliação de US$ 100 milhões no valor de cobertura por risco, num total de US$ 300 milhões. Em comparação com a apólice atual, vencida dia 30 de novembro e prorrogada por uma semana, a cobertura aumentou 50%. Segundo Marcos Lisboa, presidente do IRB, 20 resseguradoras e sindicatos ligados ao Lloyds, o mercado segurador de Londres, participam do novo contrato com percentuais variáveis. A demanda das resseguradoras, disse ele, superou em 140% a oferta do IRB, o que teria permitido à estatal reduzir o custo em prêmios. Mas Lisboa não quis revelar o valor do prêmio, alegando ser informação estratégica. No ano passado, o IRB pagou US$ 21,1 milhões pela cobertura de US$ 200 milhões do "Property", valor 7% abaixo dos US$ 22,6 milhões pagos em 2003. Conhecido no jargão do mercado internacional como "Tratado", o "Property" é a apólice que garante o resseguro automático das seguradoras que operam com grandes riscos empresariais em cobertura para danos físicos e perdas financeiras causados por incêndios e acidentes em instalações como fábricas, edifícios, usinas hidrelétricas e satélites. (Valor Econômico)