Setor estuda produto único para cultura de soja

A Comissão de Seguro Rural da Fenaseg deverá encaminhar à Susep sugestões para a criação de um produto único para a cultura de soja. Os técnicos já estão esboçando as condições padrões para a criação desse novo produto e tão logo o trabalho esteja pronto deverá ser encaminhado à Autarquia para avaliação. O potencial para esse seguro é grande. Segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, o Brasil é o segundo maior produtor mundial do grão. Na safra 2004/2005 a produção foi de 50,19 milhões de toneladas em uma área plantada de 23,104 milhões de hectares. Durante a reunião ocorrida na última terça-feira, 28, a Comissão também avaliou solitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre a reformulação do CNA - Conselho Nacional de Política Agrícola. O Ministério solicitou ao mercado que envie sugestões ao Governo no sentido de reformular o Conselho para que o mesmo possa ter participação efetiva na definição de políticas de longo prazo para o agronegócio. O trabalho deverá ser encaminhado ao MAPA até o final dessa semana. (Fenaseg)