IBGE vai recalcular PIB de 1995 a 2006

As principais estatísticas econômicas do Brasil sofrerão um chacoalhão em março, quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai estrear sua nova metodologia de cálculo do Produto Interno Bruto. O cálculo do PIB feito até hoje não está errado - obedece a uma metodologia aceita internacionalmente, normatizada pela ONU. Ao retratar a evolução de uma economia com milhões de atores e fatores de influência, porém, é impossível atingir precisão absoluta. E é um passo em direção a uma maior precisão que o IBGE quer dar. Para poder comparar o PIB de 2006 com os dos anos anteriores, o instituto vai recalcular o crescimento da economia brasileira em toda a chamada era FHC e no primeiro mandato de Lula - desde 1995. O crescimento pode ter sido maior, pode ter sido menor. Se o PIB do país for maior, o governo terá, paradoxalmente, motivos para se preocupar: precisará aumentar o arrocho fiscal para manter o superávit primário de 4,25%. E isso num momento em que anuncia desonerações e elevação de investimentos para turbinar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Em termos gerais, pode-se dizer que a nova contabilidade vai detectar de forma muito mais precisa o peso do governo na economia - estima-se hoje que o setor público responda por cerca de 15% do Produto Interno Bruto. (Fonte: Terra Magazine)