Capitalização e seguros:: reservas chegam a R$ 11,2 bilhões

O mercado de títulos de capitalização encerrou 2006 com R$ 11,2 bilhões em reservas, representando expansão de 6,6% em relação a 2005. Já o faturamento acumulado no ano passado somou R$ 7,1 bilhões, índice 3% superior ao período anterior. O segmento também registrou ótimo resultado em dezembro, quando o faturamento mensal totalizou R$ 663,2 milhões, o maior de 2006. O Estado do Rio de Janeiro, vice-líder no ranking nacional, fechou o ano de 2006 com R$ 773,2 milhões e detém uma fatia de 10,8% de participação no mercado. A primeira colocação é ocupada por São Paulo com R$ 2,6 bilhões de receita e 37,4% de presença e Minas Gerais ocupa o terceiro lugar com R$ 631,8 milhões e detém uma fatia de 8,8% do mercado. A presidente da Comissão de Capitalização da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização (Fenaseg), Rita Batista, frisou que o crescimento acima de 6% das reservas pode ser considerado um desempenho significativo. "Esse resultado indica que mais brasileiros estão aderindo aos títulos de capitalização, adquirindo planos com prazos de vigência maiores. Esse comportamento mostra que os consumidores estão entendendo a importância de criar e manter o hábito de poupar". O diretor de Capitalização da Fenaseg, Neival Rodrigues Freitas, disse que o mercado prevê ampliação de 7,7% nas reservas e de 4,7% no faturamento sobre os números alcançados em 2006. "As companhias do setor estão atuando em sintonia e se dedicando na formatação de produtos que atingem diretamente as necessidades dos consumidores, além de se preocuparem em ampliar a transparência na comunicação e relacionamento com os clientes. Esses são alguns dos fatores que deverão contribuir para a obtenção da performance prevista para este ano". (Monitor Mercantil)