Mercado de previdência privada captou R$ 14,8 bilhões de janeiro a julho

O mercado de previdência privada captou R$ 14,8 bilhões de janeiro a julho de 2007, registrando crescimento de 26,81% na comparação com mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Fenaprevi - Federação Nacional de Previdência Privada e Vida. O resultado, segundo a Fenaprevi, foi impulsionado pelo VGBL, que cresceu 38,48% no mesmo período e ultrapassou a marca de R$ 10 bilhões. O PGBL captou R$ 2,387 bilhões, o que representou uma queda de 3,42% em relação ao mesmo período de 2006, quando o mercado captou R$ 2,472 bilhões. Já captação dos planos tradicionais cresceu 19,88% no período, alcançado o patamar de R$ 2,037 bilhões até julho de 2007, contra R$ 1,699 bilhão captados no mesmo período de 2006. Os outros produtos de previdência (FAPI, PGRP e VGRP) captaram R$ 9,740 milhões (queda de 39,5% na comparação com o acumulado até julho de 2006, quando foram captados R$ 16,099 milhões). Em relação à participação no volume de contribuições por tipo de plano, o VGBL lidera o ranking, com 70,08% do total, seguido pelo PGBL, com 16,11% do total, planos tradicionais, com 13,74% do total de novas contribuições. Os outros planos tiveram participação de 0,07%.   Por tipo de plano - Os dados da Fenaprevi mostram que, no período entre janeiro e julho de 2007, os planos para menores cresceram 77,98%, consolidando captação de R$ 818,1 milhões, contra R$ 459,6 milhões auferidos no mesmo período de 2006. Os planos corporativos captaram, por sua vez, R$ 2,348 bilhões no período contra R$ 1,931 bilhão entre janeiro e julho de 2006, com alta de 21,58%. Os planos individuais também tiveram um bom desempenho no período, com alta de 25,36% na captação. Entre janeiro e julho de 2007, o volume de novos depósitos nessa categoria somou R$ 11,657 bilhões, contra R$ 9,298 bilhões registrados no mesmo período de 2006.Os planos individuais confirmaram a julho fatia de participação na captação dos recursos de previdência, com 78,64% do total. Os planos empresariais contribuíram com 15,84% do total de captação, enquanto aqueles destinados a menores de idade perfizeram 5,52% do total captado entre janeiro e julho de 2007.   Reservas - As reservas técnicas do mercado – recursos acumulados pelos participantes do sistema de previdência complementar – chegou a R$ 108,83 bilhões até julho de 2007,  crescimento de 26,36% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o montante atingiu R$ 86,129 bilhões. O dado é acumulado desde o início da série. Segundo o balanço de julho da Fenaprevi, o VGBL passou a compor 45,81% do total de recursos depositados em previdência complementar aberta no país. O PGBL representou 28,31% do total e os planos tradicionais, 25,4% do total acumulado desde o inicio da série. Outros produtos respondem por 0,47% do total de receitas.   Carteira -  Em relação à carteira de investimentos - que inclui as reservas técnicas, as reservas livres, o capital de seguradoras e outros valores - o mercado de previdência complementar cresceu 27,98% em julho em relação ao mesmo mês do ano anterior. Com isso, a carteira do setor acumulou R$ 116,259 bilhões enquanto, em julho de 2006, o valor verificado foi de R$ 90,841 bilhões. Os dados são acumulados desde o início da série.Segundo a Fenaprevi, a carteira de investimentos em previdência ficou dividida na seguinte forma: planos tradicionais, com 31,9% do total; VGBL, 41,03% do total e PGBL, 26,63%. Os outros produtos somaram 0,44% do total da carteira de previdência. (Fenaseg)