Fenaprevi: captação da previdência cresce 31% em julho e alcança R$ 2,4 bi

O mercado de previdência privada arrecadou em julho R$ 2,385 bilhões, com crescimento de 31,41% na comparação com julho de 2006, quando foi captado R$ 1,815 bilhão. Os dados são da Fenaprevi - Federação Nacional de Previdência Privada e Vida, que reúne 93 companhias que comercializam planos de previdência privada e apólices de vida.   Segundo a direção da entidade, o resultado de julho representou mais uma quebra no recorde de captação para este mercado, excluindo os meses de dezembro que, tradicionalmente, apresentam volume de contribuição acima do esperado, por conta do esforço das seguradoras em captar mais recursos advindos do 13º salário. O destaque do mês, mais uma vez, ficou por conta do VGBL, que cresceu 41,28%, passando de R$ 1,249 bilhão para R$ 1,765 bilhão entre julho de 2006 e julho de 2007. O VGBL é o produto indicado para o investidor que não declara imposto pelo modelo completo. O PGBL teve uma captação de R$ 319 milhões, resultado 4,68% inferior ao verificado em julho de 2006, quando o volume de novas contribuições chegou a R$ 334,6 milhões. O PGBL é o plano indicado para quem declara o imposto de renda pelo formulário completo. Já os planos tradicionais – que garantem rendimento do IGPM mais taxa de juros de 6% – captaram R$ 299 milhões em julho de 2007, o que representou crescimento de 30,62% na comparação com o mesmo mês de 2006, quando foram captados R$ 228,9 milhões. Os outros produtos de previdência (FAPI, PGRP e VGRP) captaram R$ 2,040 milhões, o que representou queda de 5,64% na comparação com julho de 2006, quando foram captados R$ 2,162 milhões. Em relação à participação no volume de contribuições por tipo de plano, o VGBL lidera o ranking, com 74,01% do total, seguido pelo PGBL, com 13,37% do total, seguindo por planos tradicionais, com 12,53% do total de novas contribuições.   Por tipo de plano - Os dados da Fenaprevi mostram que em julho, os planos para menores registraram o melhor desempenho do período, com crescimento de 84%, consolidando captação de R$ 131,5 milhões contra captação de R$ 71,467 milhões registrada em julho de 2006. Os planos individuais captaram, por sua vez, R$ 1,944 bilhão em julho deste ano contra R$ 1,403 bilhão no mesmo mês de 2006, com alta de 38,52%. Os planos corporativos  tiveram alta de 22,27% na captação no período. Em julho de 2007, o volume de novos depósitos nessa categoria somou R$ 309,7 milhões, contra R$ 253,3 milhões registrados no mesmo mês de 2006.Os planos individuais confirmaram a liderança em julho na fatia de participação na captação dos recursos de previdência, com 81,51% do total. Os planos empresariais contribuíram com 12,98% do total de captação, enquanto aqueles destinados a menores de idade perfizeram 5,51% do total captado durante julho de 2007. (Fenaseg)