Fenaprevi: Seguro de Pessoas cresce 14,02% de janeiro a julho de 2007

O mercado de seguros de pessoas movimentou R$ 6 bilhões de janeiro a julho de 2007, com um crescimento de 14,02% frente ao mesmo período do ano anterior, quando o setor acumulou R$ 5,270 bilhões. Os dados são da Superintendência de Seguros Privados – Susep, elaborados pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida - Fenaprevi  associação que representa 93 empresas que comercializam produtos de vida e previdência. O levantamento não inclui o VGBL, considerado para esse fim como produto de acumulação previdenciária. Os seguros prestamistas - aqueles contratados pelas financeiras para garantir o pagamento de prestações em caso de invalidez ou desemprego do comprador -  foram o destaque do período, com crescimento de 53,28%. Entre janeiro e julho, o volume de prêmios diretos chegou a R$ 1,122 bilhão, contra R$ 732,5 milhões no mesmo período de 2006.  Na seqüência, vieram os seguros de acidentes pessoais – coletivo, que movimentaram R$ 803,5 milhões no período, contra R$ 632,8 milhões de janeiro a julho (alta de 26,97%). Entre janeiro e julho de 2007, os prêmios de seguros de vida individual totalizaram R$ 468,2 milhões, contra R$ 373,5 bilhões milhões entre janeiro e julho de 2006, alta de 25,37%. Na seqüência, aparecem os seguros de acidentes pessoais – individual, seguros de rendas de eventos aleatórios e educacional, com altas de 20,91%, 13,50% e 10,27%, respectivamente. Os prêmios de acidentes pessoais - individual somaram R$ 159,7 milhões no acumulado até julho de 2007, contra R$ 132,1 milhões no mesmo período de 2006. Os seguros de rendas de eventos aleatórios atingiram R$ 223,4 milhões no período de janeiro a julho de 2007, contra R$ 196,8 milhões no respectivo período de 2006. Já os seguros educacionais movimentaram R$ 10 milhões em  prêmios entre janeiro e julho de 2007, contra R$ 9 milhões no mesmo período de 2006. Os seguros de vida em grupo movimentaram R$ 3,214 bilhões, contra R$ 3,186 bilhões, com alta de 0,88% no período. Os seguros turísticos tiveram pequena queda, de 1,04%, na movimentação de prêmios no período de janeiro a julho. Enquanto que, em 2007, foram comercializados R$ 7,312 milhões em prêmios diretos nessa modalidade, no mesmo período de 2006 foram vendidos R$ 7,389 milhões. Por fim, os prêmios de seguros  P.C.H.V (seguro muito específico, voltado para a proteção visual de pilotos de avião) passaram de R$ 289,5 mil para R$ 118,9 mil (queda de 58,93% na comparação anual). Em relação à composição do ramo seguro voltado para pessoas, os seguros de vida em grupo lideram o ranking no período entre janeiro e junho, com 53,16% do total de prêmios arrecadados, seguidos pelos seguros prestamistas (18,05%), acidentes pessoais coletivos (13,81%), vida individual (9,05%), renda de eventos aleatórios (4,19%), acidentes pessoais individual (1,47%). As outras modalidades de seguros somaram 0,27% do total de prêmios de seguros. Sinistros – As seguradoras pagaram, no acumulado de janeiro a julho, R$ 2,281 bilhões em sinistros retidos (equivalente ao sinistro pago na integralidade, menos descontos de cosseguro cedido, resseguro cedido e outros descontos, mais retrocessão aceita).  Isso representou alta de 1,84% na comparação com o mesmo período de 2006, quando foram pagos R$ 2,240 bilhões em sinistros. A maior alta veio dos seguros turísticos, com 73,81%, seguido pelos seguros de vida – individual, com 20,88% de alta. Enquanto os primeiros pagaram R$ 1,861 milhões em sinistros nos sete primeiros meses de 2006, o volume a ser pago de sinistros nessa modalidade de seguros passou para R$ 3,234 milhões entre janeiro e julho de 2007. Já os prêmios de seguros de vida – individual geraram R$ 69,1 milhões de sinistros no período de janeiro a julho de 2007, contra R$ 57,2 milhões no mesmo período de 2006. Outros ramos que tiveram alta nos sinistros retidos foram os seguros prestamistas e renda de eventos aleatórios, com crescimento de 19,27% e 7,77%, respectivamente. Na primeira modalidade, os sinistros retidos passaram de R$ 216,9 milhões entre janeiro e julho de 2006 para R$ 258,7 milhões no mesmo período de 2007, enquanto que, nos seguros de rendas de eventos aleatórios, o volume de sinistros retidos passou de R$ 62,7 milhões para R$ 67,5 milhões entre 2006 e 2007. Com queda de 11,51% em sinistros retidos, os seguros educacionais registraram um volume de R$ 6,492 milhões nos sete primeiros meses de 2007, contra R$ 7,336 milhões entre janeiro e julho de 2006. Outras modalidades de seguros de pessoas também apresentaram queda na sinistralidade. Os seguros acidentes pessoais – individual em grupo tiveram quedas respectivas de 4,38% e 0,98%, respectivamente. Enquanto os seguros de acidentes pessoais – individual pagaram R$ 45,9 milhões de sinistros no acumulado de 2006, essa cifra chegou a recuar para R$ 43,9 milhões no período de janeiro a julho de 2007. Por fim, os seguros de vida em grupo pagaram R$ 1,681 bilhão no período analisado, contra R$ 1,698 bilhão pago nos primeiro sete meses de 2006. Vale notar que os seguros P.C.H.V apresentaram uma retração de 93,87% no volume de sinistros retidos. Enquanto que no acumulado de janeiro a julho de 2006, essa modalidade pagou R$ 2,002 milhões em sinistros, entre janeiro e julho 2007 essa cifra recuou para R$ 122,7 mil. (Fenaseg)