Fenaprevi: Seguro de Pessoas movimentou R$ 851 milhões em julho

Em julho de 2007, o mercado de seguros voltados para pessoas movimentou R$ 851 milhões, o que representou um salto de 17,94% na comparação com o mesmo mês de 2006, quando foram comercializados R$ 721,8 milhões em apólices de seguros. Os dados são da Superintendência de Seguros Privados – Susep, elaborados pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida - Fenaprevi  associação que representa 93 empresas que comercializam produtos de vida e previdência. Os produtos que obtiveram melhor desempenho, de acordo com a estatística, foram os seguros de vida – individual, seguidos pelos seguros prestamistas e turístico, com altas respectivas de 68,69%, 52,37%, e 44,12%, respectivamente. Os prêmios de seguros de vida - individual somaram R$ 77 milhões em julho de 2007, contra R$ 45,6 milhões no mesmo mês de 2006, enquanto os prêmios pagos por seguros prestamistas passaram de R$ 100,8 milhões para R$ 153,6 milhões no período. Já em relação ao o seguro turístico, a movimentação de prêmios de seguro passou de R$ 895 mil em junho de 2006 para R$ 1,290 milhão em julho de 2007. Outra modalidade que teve bastante destaque no mês foi o seguro de acidentes pessoais – coletivo, alta de 40,26%. Em julho de 2006, esse produto movimentou R$ 83,7 milhões enquanto que em julho de 2007 essa modalidade passou para R$ 117,5 milhões. Já os prêmios de seguros de cobertura contra eventos aleatórios cresceram 26,33% no período, com um volume de R$ 35,6 milhões, contra R$ 28,2 milhões comercializados no ano anterior.  Os seguros de vida em grupo movimentaram R$ 452,5 milhões em julho de 2007, contra R$ 442,8 milhões em julho de 2006, evolução de 2,19%. Na seqüência, os seguros educacionais movimentaram prêmios de R$ 1,056 milhão em prêmios em julho de 2007, contra R$ 1,194 milhão em julho de 2006, o que representou uma queda de 11,53%. Outros ramos que tiveram retração na movimentação de prêmios de seguros foram os seguros de acidentes pessoais individual, com queda de 31,71% e os P.C.H.V. com queda de 29,24%. A primeira modalidade captou R$ 12,524 milhões em julho deste ano, contra R$ 18,339 milhões em prêmios de seguros movimentados em julho de 2006, enquanto os P.C.H.V movimentaram R$ 40,2 mil contra R$ 28,2 mil entre julho de 2006 e julho de 2007. Em relação à composição da  carteira de acidentes de pessoas, os seguros de vida em grupo representaram 52,44% do total de volume de prêmios movimentados, seguido pelos seguros prestamistas (18,77%), acidentes pessoais – coletivo (15,53%), vida individual (5,87%), renda de eventos aleatórios (4,27%) e acidentes pessoais – individual (2,82%). As demais modalidades de seguros representaram 0,30% do total de prêmios de seguros movimentados. (Fenaseg)