Previdência Privada arrecadou R$ 21,4 bilhões no acumulado do ano

O mercado de previdência privada somou R$ 21,4 bilhões em captação de janeiro a outubro deste ano, contra R$ 17,2 bilhões em igual período de 2006, apresentando crescimento de 24,32%.   Os dados são da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida - Fenaprevi divulgados esta semana. O VGBL cresceu 34,19%, registrando contribuições da ordem de R$ 15,3 bilhões, contra R$ 11,4 bilhões.  Já o PGBL apresentou queda de 4,30%. O produto arrecadou R$ 3,401 bilhões nos 10 primeiros meses deste ano contra R$ 3,554 bilhões no mesmo intervalo do ano passado. Os planos tradicionais arrecadaram R$ 2,7 bilhões no período, apresentando crescimento de 20,15% em relação ao ano anterior quando foram acumulados R$ 2,3 bilhões. Outros produtos de previdência arrecadaram R$ 15,267 milhões contra R$ 22,391 milhões no ano passado, apresentando queda de 32%. Destaque – Segundo os dados da Fenaprevi, os planos para menores foram destaque no acumulado do ano e a modalidade que mais cresceu no mês de outubro, período em que se comemora “o dia das crianças”. Entre janeiro e outubro, os planos para menores cresceram 68,56%, consolidando captação de R$ 1,472 bilhão contra R$ 873,3 milhões auferidos no mesmo período de 2006. Na comparação isolada entre os meses a categoria apresentou crescimento de 55,10%. (R$330,6 milhões em outubro de 2007, contra R$213,1 milhões em outubro de 2006). Já os planos corporativos captaram R$ R$ 3,051 bilhões nos 10 primeiros meses de 2007 contra R$2,676 bilhões no mesmo período do ano passado, consolidando alta de 14%. No comparativo de outubro contra outubro, entretanto, houve queda de 6,76%. Foram R$ 241,7 milhões em outubro deste ano contra R$ 259,3 milhões no mesmo mês em 2006. O desempenho dos planos individuais registrou alta de 23,52% no acumulado do ano. Ou seja, o volume de novos depósitos nessa categoria somou 16,940 bilhões, contra R$ 13,715 bilhões registrados entre janeiro e outubro de 2006. Na comparação isolada entre os meses de outubro de 2007 e outubro de 2006 houve crescimento de 39,73%. A indústria captou R$ 1,875 bilhão em outubro último contra R$ 1,342 bilhão em outubro do ano anterior. Reservas - As reservas técnicas – recursos acumulados pelos participantes do sistema de previdência complementar – chegou a R$ 114,851 bilhões até outubro de 2007, um crescimento de 25,98% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando esse indicador atingiu R$ 91,167 bilhões. O VGBL passou a compor 46,80% do total de recursos depositados em previdência complementar aberta no país. O PGBL representou 28,11 % do total e os planos tradicionais, 24,65% do total acumulado desde o inicio da série. Outros produtos respondem por 0,45% desde montante. Carteira – Já a carteira de investimentos - que inclui as reservas técnicas, as reservas livres, o capital de seguradoras e outros valores - do mercado de previdência complementar cresceu 25,76% em outubro em relação ao mesmo mês do ano anterior. Com isso, a carteira do setor acumulou R$ 121,4 bilhões enquanto, emoutubro de 2006, o valor verificado foi de R$ 96,5  bilhões. A carteira de investimentos em previdência ficou dividida na seguinte forma: planos tradicionais, com 28,78% do total; VGBL, 44,06% do total e PGBL, 26,75%. Os outros produtos somaram 0,42% do total da carteira de previdência.Outubro – As contribuições nos planos de previdência privada em outubro bateu a marca de R$ 2,448 bilhões, de acordo com a Fenaprevi, apresentando crescimento de 34,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o mercado captou R$1,815 bilhão. O VGBL captou R$ 1,8 bilhão no mês, perfazendo crescimento de 49% em relação a outubro de 2006. Já o PGBL apresentou leve queda de 2% no período, com o registro de contribuições da ordem de R$ 350,4 milhões contra R$ 357,5 milhões em outubro do ano passado. Os planos tradicionais – que garantem rendimento do IGPM mais taxa de juros de 6% - apresentaram crescimento de 14,91% no volume de captação no mês de outubro (R$ 243,2 milhões contra R$ 211,6 milhões em outubro de 2006). Os outros produtos de previdência (FAPI, PRGP e VGRP) responderam pela captação R$ 2,027 milhões, apresentando queda de 6,11% em relação ao mesmo mês do anterior quando arrecadação foi de R$ 2,159 milhões. (Fenaseg)