Governo discute agenda positiva para o setor de seguros

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá receber, no dia 4 de março, em Brasília, uma delegação composta por lideranças dos seguradores, corretores de seguros e resseguradores, além dos dirigentes dos órgãos reguladores e entidades de classe. A informação foi dada nesta última terça-feira, dia 19, pelo superintendente da Susep, Armando Vergílio dos Santos Junior, durante cerimônia em que foi homenageado, no Rio de Janeiro, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing o Brasil (ADVB).  "Estará em pauta uma “agenda positiva” para o mercado.  Vamos discutir um novo mercado, temas tais como o microsseguro, o seguro popular para carros usados e os planos de previdência voltados para educação e a saúde. A idéia é alargar a base de consumo de seguros no Brasil”, adiantou Armando Vergílio, durante a cerimônia. O evento reuniu diversas lideranças do mercado. A Fenaseg foi representada pelo presidente da FenaSaúde, Luiz Carlos Trabuco Cappi. O diretor da FenSeg, Neival Rodrigues Freitas, também esteve presente, assim como os presidentes da Seguradora Líder, Ricardo Xavier; da Fenacor, Roberto Barbosa; da Escola Nacional de Seguros – Funenseg, Robert Bittar; e dos sindicatos dos corretores de seguros de todo o país; além de executivos de várias seguradoras e dirigentes de outras entidades de classe. Armando Vergílio ressaltou que, enquanto 2007 foi o ano de preparação para um “novo cenário”, 2008 será marcado pelas mudanças, a começar pela transferência da sede da Susep para o prédio do Banco Central, no centro de Rio de Janeiro, o que permitirá melhores condições de trabalho para a autarquia. Segundo Armando Vergílio, a perspectiva é a de que se repita este ano o resultado apurado pelo setor em 2007. “O mercado de seguros cresceu 17%, mais de três vezes acima do PIB brasileiro. Vamos manter esse ritmo em 2008”, frisou. Para Armando Vergílio, a abertura do Resseguro contribui para o estabelecimento de um novo mercado, ainda mais forte e competitivo. “Vamos, agora, em busca da meta de dobrar a participação do setor no PIB, nos próximos anos”, acrescentou.Já Luiz Carlos Trabuco Cappi elogiou a nomeação de Armando Vergílio. “Ele conhece o mercado, compreende os seus desafios”, acentuou. Trabuco disse ainda não ter dúvidas de que o seguro será a indústria que mais crescerá no século XXI. “Somos os únicos capazes de cobrir adequadamente todos os riscos que se apresentam nos dias de hoje. Mas, não queremos ser amados, apenas compreendidos”, acrescentou. (Fenaseg)