Mercado criará manual de boas práticas para ramo garantia

A criação de um manual de boas práticas no ramo garantia será a principal conseqüência de um workshop que reúne desde ontem parte dos executivos e lideranças do mercado de seguros em São Paulo. Confirmaram a participação no evento, que termina hoje, as principais lideranças do mercado de seguros, entre as quais Armando Vergílio, superintendente da Susep; Jayme Garfinkel, presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg ); Amílcar Vianna, coordenador da Câmara de Seguros da CNC, representante da Fenacor; Maria Helena Bidino, diretora da Fenaseg; Carlos Valle, vice-presidente da Fenacor e presidente do Sincor-PE; Luis Roberto Foz, presidente da UBF Garantias; Alexandre Malucelli, vice-presidente da J Malucelli Seguros; Edvaldo Cerqueira, presidente da Áurea Seguradora de Créditos e Garantias, e José Tourinho, presidente da Corretora de Seguros e Consultoria de Riscos - CSCR. O manual reunirá as propostas debatidas nos dois dias de trabalho e assinadas pelos signatários comprometidos em cumprir as normas acordadas entre os pares. A idéia é tornar manual uma espécie de auto-regulamentação no setor. Durante o seminário, quatro grupos de trabalho foram formados para discutir os casos de má prática no Brasil e avaliar tópicos como as seguradoras podem minimizar as possibilidades de fraude e a eventual responsabilidade dos corretores de seguros nas irregularidades. E ainda os grupos de trabalho vão responder “Como garantir que o segurado não aceite seguros ‘heterodoxos’? e “O que fazer com o tomador que estimula a má prática?”.  Ao final do evento, serão apresentadas sugestões de todos os participantes ao plenário, que  serão postas em votação e escolhidas para constar no chamado “Manual de Boas Práticas”. O evento em São Paulo é promovido pela Essenius Assessoria Estratégica em Web, gestora das comunidades online CQCS- Centro de Qualificação do Corretor de Seguros e Segurogarantia.net (Fenaseg)