Mercado aposta em expansão de D&O entre empresas de médio porte

O seguro de D&O, a apólice de Responsabilidade Civil de Administradores e Diretores, deve manter a receita em expansão. No ano passado, os prêmios de mercado, disputados por não mais de seis grupos, totalizaram R$ 96,4 milhões, 9,17% a mais que no exercício imediatamente anterior. Contudo, considerando o esforço mais recente de oferecê-lo também para as médias empresas, como é a estratégia da Allianz Seguros, um dos players de D&O, em vez de concentrar as vendas apenas entre as multinacionais presentes no País e as brasileiras que marcham para o exterior, a perspectiva é ainda mais positiva. Segundo o diretor executivo de Grandes Riscos da Allianz, Angelo Colombo, as seguidas palestras didáticas para corretores e clientes potenciais têm ajudado a quebrar alguns paradigmas, como o de que o seguro é caro, apresenta complexa contratação e tem regulação de sinistro morosa. “Esses encontros têm sido bem prestigiado por corretores e prováveis clientes da carteira de D&O, pondo fim a um temor descabido”, explica ele. Angelo Colombo lembra que os produtos oferecidos no mercado brasileiro são à imagem e à semelhança das coberturas existentes nos países desenvolvidos, onde as ações judiciais por perdas causadas por erros ou omissões dos gestores são mais freqüentes. O executivo destaca que o D&O está em ascensão no País, influenciado pelo frenético ritmo de abertura de capital das empresas, que passaram a seguir os preceitos da governança corporativa. Este movimento cria novas janelas de oportunidade para as seguradoras. “O cenário atual do setor permite que as companhias possam oferecer apólices mais competitivas e interessantes para os executivos. Há casos em que o D&O do dirigente de uma empresa chega a ser mais barato que o seguro do seu veículo”, informa Ângelo Colombo Segundo ele, as vendas dos produtos começaram a evoluir após 2001, tendo em vista a adoção do novo Código Civil, que decidiu responsabilizar executivos por erros ocorridos em sua gestão. O D&O cobre desde práticas trabalhistas indevidas, como processos por assédio e constrangimento, discriminação racial, demissão injusta, até a tomada de uma decisão errada que tenha provocado prejuízo financeiro ou de imagem para a companhia, seus acionistas, investidores, fornecedores, clientes ou terceiros, desde que diretamente ligados à organização. Entretanto, os casos dolosos e fraudes não são cobertos pelo seguro. (Fenaseg)