Microsseguro é o próximo alvo do mercado de seguros que atua no País

Diante da melhora da qualidade de vida da população brasileira e, conseqüentemente, do aumento da expectativa de vida, o mercado de vida e previdência está se movendo para criar produtos no segmento de vida e previdência de baixo valor, o chamado microsseguro. A Superintendência de Seguros Privados (Susep) apresenta novos desafios para o mercado de seguro de vida e previdência. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050, haverá 64 milhões de sexagenários, representando 12,33% da população brasileira. De acordo com a avaliação de representantes do setor, no IV Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada, o maior desafio para o mercado é atingir a parcela mais representativa da população brasileira: a classe C, que atualmente representa 52% da população do País. Segundo o Superintendente da Susep Armando Vergílio dos Santos Júnior, o setor de vida e previdência representa apenas 1,5% do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), sendo que 51% da arrecadação deste segmento é participação da carteira de vida. "Ainda há baixa penetração neste setor, e temos muita capacidade de crescimento", diz o superintendente da Susep. O órgão já definiu o que o microsseguro é uma prioridade. O próximo passo da Susep é como regulamentar esse segmento para agradar tanto ao mercado segurador como à população a ser atingida. (Clipp-Seg Online/DCI)