Vendas de capitalização sobem 14% até julho e somam R$ 4,9 bilhões

A venda de títulos de capitalização em julho superou, pelo quarto mês seguido, a casa dos R$ 700 milhões. Com o resultado de julho ― faturamento de R$ 723 milhões ―  a receita do mercado atingiu R$ 4,9 bilhões nos sete primeiros meses do ano, 14% a mais do registrado no mesmo período de 2007, informa relatório da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap). Em julho, as reservas somaram R$ 12,7 bilhões, 11% acima do mesmo mês no ano passado. Com o acumulado até julho, o mercado prevê expansão em 8,8% em 2008. O mercado também espera aumentar para 0,5% sua participação no PIB brasileiro, cujo índice atual é de 0,3%.   A FenaCap, que congrega 12 empresas atuantes no mercado, afirma que,  com a consolidação estabilidade econômica do País, as pessoas estão identificando na capitalização uma alternativa segura para destinar parte de seus rendimentos para a formação de um capital. O diretor-executivo da FenaCap, Hélio Portocarrero, acrescenta que a segmentação dos produtos, regulamentada pela Susep este ano, tem favorecido também a expansão do mercado. “Com o surgimento de novos títulos e sua correta classificação no mercado, ampliamos o público-alvo das companhias do setor e passamos a atender às necessidades específicas dos consumidores”, conclui.  No ranking nacional de faturamento, três estados  representam mais de 50% do faturamento acumulado: São Paulo com 37% da carteira, Rio de Janeiro com 11% e Minas Gerais soma 9%. (Fenaseg)