Incerteza aumenta busca por seguro de crédito

O risco de uma desaceleração mundial interromper o ciclo de ganhos vigorosos das empresas brasileiras tem estimulado o desenvolvimento de um mercado pouco explorado no País: o seguro de crédito doméstico. Trata-se de uma modalidade que garante à empresa o recebimento de suas vendas a prazo em casos de atraso, falência ou concordata do cliente. De janeiro a maio, a busca pelo produto cresceu 83% em relação ao mesmo período de 2007, com prêmios que somam mais de R$ 50 milhões. Os valores segurados ultrapassam R$ 30 bilhões. No mundo, a modalidade existe desde o pós-guerra, quando foi usada para restabelecer as exportações interrompidas. Atualmente as apólices garantem mais de US$ 2,15 trilhões em faturamento das empresas, especialmente na Ásia e Europa. Por aqui, as primeiras seguradoras chegaram na década de 90, mas ganharam atenção nos dois últimos anos. Entre os setores que mais têm recorrido ao seguro de crédito estão eletroeletrônicos, automobilístico, químico, petroquímico, farmacêutico e alimentos. A multinacional japonesa Ajinomoto assegura seu faturamento. "Nossa carteira de clientes é muito diversificada, com grandes e pequenos produtores. Isso exige cuidado", diz o diretor da divisão de nutrição animal da empresa, Ferdinando Credidio. Segundo ele, esses clientes sofrem influências do mercado internacional, como barreiras fitossanitárias, que acabam impactando sua saúde financeira. (Clipp-Seg Online/O Estado de S. Paulo)