Inflação medida pelo IGP-M fecha o ano em alta de 9,81%, a maior desde 2004

Inflação medida pelo IGP-M fecha o ano em alta de 9,81%, a maior desde 2004 O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), usado como indicador de reajustes de aluguel e das tarifas de energia, fechou o ano com alta de 9,81%, superior à taxa apurada em 2007 (de 7,75%). A taxa deste ano foi a mais elevada desde 2004, quando avançou 12,41%. Em dezembro, o IGP-M teve deflação de 0,13%, contrapondo-se à alta de 0,38% de novembro. Os dados foram divulgados hoje pela Fundação Getulio Vargas (FGV).   O resultado de dezembro foi afetado pela variação negativa de 0,42% observada no Índice de Preços por Atacado (IPA), que na apuração anterior havia registrado taxa de 0,30%. O IPA responde por 60% da taxa global. Ainda no âmbito do IPA, a taxa de matérias-primas acelerou, fechando o mês de dezembro em 0,53%, depois de registrar alta de 0,42% em novembro. O movimento foi influenciado pelos preços de tomate (de 10,01% para 55,15%), suínos (de -13,18% para -1,25%) e milho (de -7,14% para -3,48%). Em sentido oposto, houve desaceleração em minério de ferro (de 11,61% para 6,24%), arroz (de -0,70% para -6,74%) e laranja (de 8,62% para -7,22%).