Zurich abre resseguradora própria no país

A Zurich Seguros está abrindo uma resseguradora no Brasil. A empresa recebeu autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e vai atuar em grandes riscos. A Zurich tinha recebido no ano passado uma licença para operar no mercado de resseguros brasileiro na categoria "evetual", que não pede abertura de operações no país, apenas um registro oficial na Susep. Este ano, o grupo suíço recebeu sinal verde para atuar na categoria "admitida", que exige abertura de escritório no país. Essa categoria tem uma reserva de 40% dos prêmios do mercado local. A resseguradora da Zurich tem dez funcionários e é comandada por Fernando Zamboim, que estava na seguradora há cinco anos, mas também tem experiência no mercado de resseguro. A empresa vai atender apenas os riscos do próprio grupo que, com isso, terá maior capacidade de retenção. A Zurich é forte na área de grandes riscos, como engenharia, propriedade, transportes, riscos financeiros e responsabilidade civil (danos a terceiros). Recentemente voltou a operar na área de garantia (apólices que garantem que uma obra ficará pronta dentro do previsto). Participou da mega-apólice da primeira usina do rio Madeira, que tem R$ 2,2 bilhões em garantias. A seguradora também participou da apólice de engenharia da obra, com valor em risco estimado de R$ 9,5 bilhões. Em 2008, a Zurich cedeu R$ 64 milhões em prêmios de resseguro. No mundo, o Grupo Zurich faturou US$ 37,2 bilhões e lucrou US$ 3 bilhões. No Brasil, a Zurich comprou a Minas Brasil no ano passado, seguradora mineira com atuação no varejo, principalmente em automóveis. Com isso, o tamanho do grupo mais que dobrou no país. Atualmente, a seguradora trabalha no processo de integração das duas companhias. Ela assumiu a Minas Brasil em dezembro. Em 2008, o lucro líquido do grupo cresceu 240%, para R$ 7,4 milhões. O volume de negócios subiu 19,1% e o resultado operacional melhorou 268,5%. (ASJ). Fonte: Valor Econômico