Susep autoriza Zurich a atuar como resseguradora admitida

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) autorizou a Zurich Insurance Company a operar no mercado nacional como resseguradora admitida. A companhia já vinha operando no mercado ressegurador brasileiro na categoria "eventual" desde outubro de 2008. Com a nova classificação, a Zurich poderá assumir até 40% dos riscos de uma apólice. "Como um dos maiores grupos seguradores do mundo, o Grupo Zurich tem grande capacidade técnica e financeira para colocação de riscos. A operação na categoria admitida nos conferirá mais competitividade, especialmente no segmento de grandes riscos", afirma o CEO da Zurich, Pedro Purm. Após acrescentar que com a resseguradora admitida, a Zurich poderá reter um volume maior de riscos, o que pode ter impacto positivo em seu resultado. "Em 2008, a Zurich cedeu R$ 64 milhões em resseguro. E agora, com uma maior retenção pelo grupo, podemos otimizar nosso resultado", prosseguiu. "No atual cenário, demonstrar solidez e segurança é fundamental, ainda mais quando lidamos no mercado de resseguros cujas somas são bastante elevadas. O Grupo Zurich faturou em 2008 US$ 37,2 bilhões e lucrou US$ 3 bilhões, sendo uma das corporações menos afetadas pela crise financeira. Com a autorização de resseguradora admitida, os clientes poderão ter um acesso mais fácil a essa capacidade", afirma Fernando Zamboim, responsável pela coordenação da estratégia do grupo no Brasil, voltada à colocação e à administração de seus próprios riscos e relacionamento com as corretoras e demais resseguradores. Com esse potencial, a Zurich ingressa em novos segmentos. "Acabamos de retornar ao ramo de seguro garantia. O Brasil tem muitas obras de infra-estrutura em andamento que demandam este tipo de cobertura e agora poderemos oferecer condições competitivas aos segurados desta área", explica Zamboim. O canal mais amplo com a capacidade técnico-financeira do Grupo Zurich estimulará ainda o intercâmbio em outras áreas, como o seguro de Financial Lines, cuja potencialidade no Brasil ainda é grande e pode se aproveitar da experiência internacional para se desenvolver. Reunião com corretores A Zurich Brasil Seguros reuniu na noite desta quarta-feira (15) os corretores de Ribeirão Preto e região para apresentar o modelo de operação conjunta. A Zurich adquiriu a Minas Brasil em operação finalizada em dezembro de 2008 e desde então, as companhias vem trabalhando para a integração de seus negócios. Com 70 anos de experiência, a Minas Brasil Seguros e Previdência, tem forte atuação nos ramos de automóvel e vida, especialmente no estado de Minas Gerais. O evento, que tem como principal objetivo apresentar a nova estrutura de atendimento para os corretores bem como os produtos que passarão a ser distribuídos, contou com a presença do presidente e atual CEO da seguradora, Pedro Purm, além de toda a diretoria da Zurich Brasil. "As duas seguradoras têm perfil complementares. Com a integração, passamos a contar, além das linhas massificadas, com seguros inovadores para empresas", explicou Purm. Além dos seguros de automóvel, ramos elementares e vida, são oferecidos produtos nas áreas de riscos patrimoniais, transportes, responsabilidade civil geral, viagens corporativas e riscos de engenharia. A Zurich atua também na área financeira, oferecendo seguros de responsabilidade civil para executivos (D&O), abertura de capital (IPO), práticas trabalhistas, fraudes corporativas, prestação de serviços e coberturas específicas para empresas de tecnologia e telecomunicações. Fonte: Monitor Mercantil