População e seguros

Pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) afirma que, mesmo respondendo por 85% da população do País, somente 20% das pessoas pertencentes às classes C, D ou E possuem algum tipo de seguro. De acordo com o estudo, 15,69% da classe C possui algum seguro. Este percentual cai para 4,19% na classe D e para 1,45% na E. Por outro lado, 46,17% das pessoas da classe AB possuem algum tipo de seguro. Em todas as faixas de renda, o seguro mais difundido é o de saúde. Na classe AB, ele atinge 36,65% das pessoas, na C, 12,07%, na D, 2,64%, e na E, 0,76%. Logo após vem os seguros de veículo e de vida, que respondem por 13,84% e 12,88%, respectivamente, dos seguros da classe AB, 1,15% e 3,74% da C, 0,09% e 1,01% da D, e 0,05% e 0,29% da E. No tocante à Previdência Privada, a penetração deste tipo de seguro é baixa, inclusive entre a população de alta renda, já que as taxas de acesso são de 1,91% nas classes AB, 0,2% na C, 0,13% na D e 0,01% na classe E. Fonte: Escola Nacional de Seguros