Captação de previdência privada bate recorde em agosto: R$ 3,089 bilhões

Os planos de previdência privada aberta estabeleceram um recorde na captação em agosto, que totalizou R$ 3,089 bilhões, crescimento de 34,35% comparando-se aos depósitos feitos no mesmo mês do ano passado (de R$ 2,299 bilhões). Coube ao VGBL puxar a arrecadação, tendo em vista que as contribuições nessa modalidade somaram R$ 2,4 bilhões, expansão de 39,61%. Um ano antes, os depósitos para o VGBL alcançaram R$ 1,719 bilhão. A captação de agosto deste ano foi a mais alta no mês desde 2004. A forte expansão mostra que o VGBL continua a firme  marcha de popularização no mercado, por ser um produto indicado para o investidor que não declara Imposto de Renda pelo modelo completo. O VGBL é um seguro de vida com caráter previdenciário por possuir cobertura por sobrevivência. Já o PGBL - produto de previdência adequado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda e que permite deduzir até 12% do montante a ser pago à Receita Federal - cresceu 27,69% no período com captação de R$ 432,484 milhões (na comparação aos R$ 338,692 milhões registrados no mesmo período do ano anterior). Por sua vez, a captação dos planos tradicionais teve crescimento em agosto 2009 em relação ao mesmo mês de 2008: R$ 254,605 milhões contra R$ 239,369 milhões, respectivamente. Os outros produtos de previdência (FAPI, PGRP e VGRP) captaram R$ 1,480 milhão, com retração de 22,47%. Os dados são da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi, entidade que reúne 68 sociedades seguradoras e 15 entidades abertas de previdência complementar. Os dados da Fenaprevi mostram que, em agosto de 2009, os planos individuais cresceram 39,72%, consolidando captação de R$ 2,449 bilhões contra R$ 1,753 bilhão auferido no mesmo período de 2008. Os planos corporativos captaram, por sua vez, R$ 387,342 milhões contra R$ 323,566 milhões do mesmo mês do ano anterior - alta de 19,71%. Os planos para menores responderam pela captação de R$ 252,143 milhões no mês de agosto, apresentando evolução de 13,27% em relação aos R$ 222,605 milhões em 2008. As provisões - recursos acumulados pelos participantes do sistema de previdência complementar - registraram R$ 162,163 bilhões (saldo do sistema de previdência privada aberta do País) em agosto de 2009, o que representou alta de 19,91% em relação a agosto de 2008, quando as provisões somavam R$ 135,239 bilhões. As provisões dos planos VGBL, correspondendo a expectativa do mercado, tiveram o crescimento mais expressivo (28,18%), passando de R$ 66,907 bilhões (agosto/2008) para R$ 85,763 bilhões (agosto/2009). As provisões de PGBL cresceram 19,75%, sendo que as provisões do produto passaram de R$ 37,136 bilhões em agosto do ano anterior para R$ 44,471 bilhões em agosto de 2009. As provisões de planos tradicionais passaram de R$ 30,691 bilhões para R$ 31,421 bilhões - leva alta de 2,38%. Com relação a market share, os planos VGBL mantiveram a liderança no volume de depósitos no sistema de previdência complementar, com 52,89% do total, seguidos pelos PGBL, com 27,42% do volume total de provisões, enquanto os planos tradicionais contaram com 19,38% do total de provisões. Outros produtos - incluindo o Fapi - completam a equação, com 0,32%. Em relação à carteira de investimentos - que corresponde aos ativos que garantem as provisões técnicas - o mercado de previdência complementar cresceu 20,35%. Com isso, a carteira do setor totalizou R$ 167,736 bilhões no período. O VGBL teve novamente o crescimento mais expressivo, com alta de 28,00% do total de recursos, passando de R$ 66,808 bilhões (agosto/2008) para R$ 85,512 bilhões (agosto/2009). O PGBL cresceu 19,93% no período. A carteira do produto passou de R$ 37,273 bilhões para R$ 44,701 bilhões.  Por fim, a carteira de planos tradicionais passou de R$ 34,791 bilhões para R$ 37,019 bilhões, o que representou um avanço de 6,40%. Fonte: Fenaseg