Mercado de seguros cresce 10% em 10 meses

O mercado de seguros, previdência e capitalização movimentou R$ 75,9 bilhões este ano, até outubro, segundo relatório da consultoria Siscorp, com base em números que acabam de ser divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). O crescimento foi de 10%. O seguro para automóveis, principal produto do setor, cresceu 12%. Os prêmios do segmento, liderado pela Porto Seguro, somaram R$ 14 bilhões. As vendas de apólices para veículos acompanharam o aumento da venda de carros com a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Entre os segmentos que mais cresceram este ano estão o seguro rural (alta de 38%), habitacional (26%), VGBL (23%) e vida (14%). Já o seguro de transporte de cargas teve redução de 6% nos prêmios. As seguradoras ficaram mais cautelosas com o produto, por conta do aumento do roubo de cargas e da piora das estradas por causa das chuvas, que aumentou os acidentes com caminhões. As seguradoras acumularam lucro líquido de R$ 7,7 bilhões de janeiro a outubro, alta de 12% em relação a igual período de 2008. O retorno sobre o patrimônio ficou em 18%. Fonte: Valor Econômico