Entrevista Fenaseg: Alexandre Penner fala sobre a nova Susep

A nova Susep começa a sair do papel, tendo em vista a profunda reformulação da estrutura da autarquia a partir deste mês. Foram extintos os antigos departamentos, substituídos agora por diretorias com atribuições técnicas específicas, e criadas oito coordenações gerais. Nesta entrevista, o diretor Alexandre Penner dá detalhes da reforma e dos próximos passos. 1 - Quais as principais modificações realizadas na Susep e quais os propósitos da reestruturação das diretorias? Desde 2007, quando a atual administração tomou posse, tem sido observada a necessidade de se fazer uma profunda reestruturação de forma a otimizar os poucos recursos materiais e humanos disponíveis na Susep. Por proposta do seu corpo diretivo, em dezembro passado, foi publicado o Decreto nº 7.049 que reformulou a estrutura da autarquia, provendo-a de 34 novos cargos comissionados. Essa medida, conforme previsão legal, associada à contratação de 250 novos servidores, dos quais 138 tomarão posse ainda este ano, possibilitará a criação de uma nova Susep. As principais modificações realizadas englobam a extinção dos antigos departamentos (Decon, Detec, Defis e Deafi) e a criação de oito coordenações gerais, racionalizando as atividades até então desempenhadas. As quatro diretorias, que no modelo anterior não possuíam vínculo hierárquico direto com os setores técnicos, simplesmente compondo o conselho diretor da autarquia, passaram também a responder legalmente por atribuições específicas: fiscalização, técnica, autorização e administrativa. 2 - Houve criação de novas diretorias e desmembramento de outras? Na área gerencial, quais as principais novidades? A nova Susep começa a sair do papel, tendo em vista a profunda reformulação da estrutura da autarquia a partir deste mês. Foram extintos os antigos departamentos, substituídos agora por diretorias com atribuições técnicas específicas, e criadas oito coordenações gerais. Nesta entrevista, o diretor Alexandre Penner dá detalhes da reforma e dos próximos passos. Na prática, não houve criação de diretorias apenas a melhor definição de suas responsabilidades. No que diz respeito às coordenações gerais (antigos departamentos), foi definido o seguinte rearranjo: - Na Diretoria de Autorização (Dirat), estão alocadas as Coordenações Gerais de Registro de Empresas e Autorizações (CGRAT) e de Autorização de Produtos (CGPRO). - Na Diretoria Técnica (Ditec), está a Coordenação Geral de Monitoramento de Solvência (CGSOA), responsável pelo acompanhamento dos passivos e ativos, do patrimônio e dos riscos inerentes à operação de seguro. - A Diretoria de Fiscalização (Difis) abrange a Coordenação Geral de Fiscalização Direta (CGFIS) e a nova Coordenação Geral de Julgamentos (CGJUL), onde serão administrados e julgados todos os processos administrativos sancionadores. - Na Diretoria de Administração (Dirad), ficaram três Coordenações Gerais: a de Administração (CGADM), de Planejamento (CGPLA), e de Tecnologia da Informação (CGETI). Na estrutura do Gabinete, respondendo diretamente ao superintendente, ficaram a Auditoria Interna, a Corregedoria, a Procuradoria Federal e a Secretaria Geral, que incorporou o setor de atendimento ao público, ampliado no novo modelo com o propósito de prestar melhor atendimento ao consumidor. 3 - Quais os efeitos da reestruturação para o mercado segurador? A direção da autarquia espera prestar melhor atendimento e ampliar sua estrutura de supervisão com propósito de tentar alcançar o crescimento verificado, nos últimos anos, nos mercados supervisionados. 4 - Quais as diretorias que foram mais afetadas com as modificações e as mudanças em termos de atribuição? Conforme mencionado, todas as diretorias foram afetadas na medida em que passam a ter atributos específicos determinados por lei. A Susep foi criada em 1966 e, até este momento, mantinha seu modelo original de gestão. A partir de agora, nasce uma nova Susep, com uma capacidade maior para otimizar recursos, melhorar desempenho e tentar acompanhar as profundas mudanças que ocorreram nos mercados supervisionados, principalmente com a abertura do setor de resseguros. 5 - Quando todas as modificações estarão efetivamente implementadas? As mudanças estão sendo publicadas no Diário Oficial da União ao longo deste mês. Internamente, algumas salas foram alteradas e as redes de informática serão adaptadas para atender à nova estrutura. Durante estas primeiras semanas, será uma fase de adaptação para todos. Fonte: Fenaseg