Portal Viver Seguro recebe denúncias anônimas de fraudes contra seguros a partir desta quarta-feira

Um formulário online para denúncias anônimas de fraudes contra o seguro está disponível no portal ViverSeguro a partir desta quarta-feira. Neste espaço, o internauta poderá descrever irregularidades e possíveis ilícitos em seguros, previdência privada e capitalização. 

O sigilo é garantido,  já que não existe nenhum campo para a identificação do denunciante no formulário eletrônico. O ideal, portanto, é que o campo “descrição da denúncia” reúna o máximo de informações, como placa, RG, CPF, nº da apólice etc, pois, mesmo não sendo informações obrigatórias, podem permitir e/ou facilitar a apuração do delito. 

Os tipos de fraudes mais comuns no seguro automóvel são omissão de fatos nas vistorias e propostas;  dados incorretos nas vistorias e propostas; inversão de responsabilidade;  empréstimo de seguro; aumento de danos/simulação de avarias;  superfaturamento de orçamentos; e  falsa comunicação de roubo ou furto.

Já no Seguro Saúde:  omissão de informações na declaração de saúde;  empréstimo de carteira do Seguro Saúde;  conivência na divisão de consultas;  alteração de procedimentos médicos; declaração de consultas que não ocorreram;  superfaturamento de remédios e materiais.

No ramo de Transportes, as fraudes incluem desvio de carga;  contratação de mais de um seguro, com a finalidade de receber indenização em duas (ou mais) seguradoras;  empréstimo de seguro; inclusão de bens ou mercadorias que não sofreram danos/prejuízos;  falsa comunicação de sinistro;  evento ocorrido antes ou depois da vigência do contrato/averbação. 

No ramo de Vida e Acidentes Pessoais, são os tipos de fraude mais comuns:  segurado falecido antes da contratação da apólice;  informações falsas na proposta para contratação do seguro;  simulação de mortes e de acidentes; e automutilação.

Fonte: Portal Viver Seguro