Siscorp estima faturamento e indenizações maiores neste ano

O mercado de seguros (excluído plano de saúde), previdência privada aberta e capitalização deve crescer 12% este ano e totalizar uma receita de R$ 124,8 bilhões. A projeção é da Siscorp, empresa encarregada de atualizar os dados do mercado e efetuar as estimativas de seu crescimento. No segmento de seguros, incluindo-se vida e acidentes pessoais, a taxa de crescimento esperada em 2011 é de 13% sobre 2010, somando R$ 101,8 bilhões até dezembro. Desse total, R$ 41,6 bilhões devem ser gerados pela venda de seguros gerais, crescimento de 11%, ao passo que as apólices de vida e acidentes pessoais vão render R$ 60,1 bilhões, alta de 15%.

A arrecadação do mercado de previdência (sem o VGBL) poderá alcançar R$ 9,9 bilhões, ainda segundo as contas da Siscorp, montante que, se confirmado, representará uma expansão de 7%. Também não há obstáculos no plano de voo das entidades de capitalização. A previsão é de que a venda de títulos de capitalização alcance R$ 13,08 bilhões, expansão de 11%.

O mercado também fará mais desembolsos em 2011. As indenizações em seguros, incluindo vida e acidentes pessoais, deverão alcançar a cifra de R$ 25,4 milhões este ano, um aumento de 12%. Já os benefícios de previdência (também sem VGBL) no ano vão atingir R$ 416 milhões, 9% acima de 2010. E os resgates e sorteios de capitalização, outros R$ 10,7 bilhões (ou seja, 11% acima de 2010). Ao todo, os pagamentos de seguros, previdência e capitalização vão totalizar R$ 36,6 bilhões, 12% a mais que em 2010.

No ano passado, a receita de seguros (sem o saúde), previdência e capitalização alcançou R$ 111,1 bilhões, expansão de 17% sobre o totalizado em 2009, e os desembolsos do mercado, R$ 32,7 bilhões, alta de 12% sobre o ano imediatamente anterior.

Fonte: Portal Viver Seguro