Valdemir Navarro lista quatro fatores para sucesso do microsseguro

Em artigo publicado em seu blog, Valdemir Navarro, diretor de marketing Vayon Insurance Solution, assinala que o trabalho de catequese será fundamental para o avanço do microsseguro no País. "Embora o valor do seguro seja reconhecido por essas pessoas, é necessário um trabalho de convencimento do mercado para que os seguros venham a ser comprados. O pagamento regular de prêmios não é uma realidade no Brasil para esse público e parece haver uma preferência por enfrentar adversidades financeiras fazendo empréstimos em instituições financeiras ou contando com a ajuda de familiares, amigos ou igrejas.", escreve ele. 

Ele destaca que o Brasil experimenta importante processo de mobilidade social ascendente, em que milhões de pessoas (mais de 30 milhões de pessoas deixaram as classes de renda E e D e ingressaram na classe C) estão entrando e participando do mercado de consumo.  

Além da irregularidade no pagamento, outro ponto fundamental a ser considerado é o indíce de cancelamento das apólices, porque muitas vezes as pessoas acabam não valorizando o seguro a longo prazo e ligam para seguradora pedindo o cancelamento ou simplesmente deixam de pagar o prêmio provocando o cancelamento automático do seguro. "Estas tendências sociais são um desafio para o mercado de microsseguros no Brasil e exigem que os principais processos de negócio – oferta, distribuição, captação, cobrança, comissão e sinistro -, sofram mudanças significativas", afirma o especialista.

Ele relaciona quatro pontos para o sucesso do microsseguro, como promover a distribuição e captação de seguros em locais que as pessoas de baixa renda frequentam com regularidade; garantir que os clientes tomem decisões bem fundamentadas, por meio de pessoal de vendas bem treinadas; facilitar o atendimento ao segurado, fazendo com que o contato com a seguradora – solicitação de assistência/beneficíos, o pagamento de prêmios e o eventual sinistro – seja feitos de forma conveniente e rápida. Por fim, incentivar a permanência dos segurados nas apólices: estar presente na vida do segurado por meio de modelos de relacionamento inovadores que entreguem relevância e conveniência aos segurados.

Fonte: Portal Viver Seguro