Vendas de capitalização evoluem 16,6% e fecham em R$ 11,78 bi em 2010

As vendas de títulos de capitalização totalizaram R$ 11,78 bilhões em 2010, crescendo 16,6% em relação ao ano imediatamente anterior, informou há pouco a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap). O resultado é fruto do comportamento positivo da economia e, em consequência, da atração de novos consumidores. “Isto representa não somente uma resposta à recuperação do PIB, como também o resultado das ações inovadoras das empresas que compõem o segmento,” afirma José Ismar Tôrres, diretor executivo da FenaCap, para quem “o título de capitalização é um instrumento de fácil acesso e se revela elemento atraente para novos poupadores”. Ele lembra que a capitalização tem um custo médio de R$ 26, o que facilita sua pulverização entre pessoas de menor renda, levando-o a funcionar como porta de entrada para acessar outras modalidades de produtos financeiros, aos poucos.

Em relação às provisões acumuladas em 2010, o montante alcançado foi de R$ 17,25 bilhões, alta de 15,51% no período (em 2009, ficara em R$ 14,93 bilhões). Para 2011, a FenaCap prevê que a taxa de crescimento se mantenha na casa dos dois dígitos, a princípio, em torno de 12%. Por estado, São Paulo se mantém na primeira colocação, com R$ 4,44 bilhões de faturamento e 37,74% de participação no segmento. O Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição na classificação com R$ 1,16 bilhão e 9,88% de representatividade e o Rio de Janeiro a terceira colocação, com R$ 1,10 bilhão de faturamento e fatia de 9,36% do setor.

Fonte: Portal Viver Seguro