Pedestre e motoqueiro são alvo de programas da CET

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está desenvolvendo dois projetos com o objetivo de reduzir as mortes de pedestres e motoqueiros, principais vítimas dos acidentes de trânsito na cidade de São Paulo.

Segundo dados da companhia, a cada dez vítimas fatais de acidentes, cinco estavam a pé e três de moto. Das propostas divulgadas, a que beneficia os motoqueiros está prevista para vigorar no segundo semestre: um conjunto de cursos para motociclistas. Já para os pedestres está sendo estudado um projeto para limitar a velocidade dos veículos em pontos de travessia a pé.

A proposta da “caixa de segurança” é proteger a travessia de pedestres próximo a escolas, postos de saúde ou parques em ruas de menor movimento. Em um trecho de até 80 metros, por exemplo, os carros seriam obrigados a trafegar a 30 km/h. A redução da velocidade criaria o espaço de tempo que uma pessoa precisa para chegar até metade da rua, onde haveria uma plataforma para esperar nova brecha, segundo o engenheiro José Tadeu Braz, autor do projeto. O modelo ainda está sendo discutido pelos técnicos da CET.

Já a criação do Centro de Referência de Educação e Aperfeiçoamento de Motociclistas, a “escola de motoqueiros”, deve ser inaugurada em setembro. Em um prédio da CET no Carrão, zona leste, que hoje para recebe alunos da rede municipal de ensino, serão ministrados “cursos teóricos e práticos, palestras, exposições, seminários técnicos e outros programas destinados ao aprimoramento da condução do veículo e o desenvolvimento de comportamentos seguros no trânsito”.

As obras custarão cerca de R$ 520 milhões e deverão ser feitas por meio de uma parceria. Um dos objetivos do centro de estudos é reduzir o número de acidentes envolvendo motos. Em 2009, 428 motoqueiros morreram em São Paulo. No ano anterior, foram 478.

Fonte: Jornal da Tarde