Comitiva da África do Sul já está na CNSeg para discutir microsseguros e seguros populares

Os membros de uma comitiva da África do Sul, formada pelo grupo segurador Hollard e loja de varejo Edcon, sua parceira de negócios, estão na sede da CNSeg, onde participam de debates em torno da experiência de seguros populares e microsseguros. O encontro ocorrerá nesta manhã e tem como foco principal avaliar a estratégia de venda de seguro por meio lojas de varejo, empresas de serviços públicos, companhias de telecomunicações, etc.

A Hollard, holding criada em 1980, é apontada como a maior seguradora privada independente da África do Sul. Depois de um crescimento estável ao longo de 28 anos, em 2008 arrecadou US$ 1,05 bilhão em prêmios brutos de seus seis milhões de segurados. Opera tanto com seguros de longo como com de curto prazo, tendo operações na Austrália, Paquistão, Índia, Reino Unido, Botswana, Namíbia, Gana, China, Chana e Moçambique.

O grupo Hollard, constituído pela Hollard Life Assurance (seguradora de produtos de longo prazo) e pela Hollard Insurance (seguradora com produtos de curto prazo), tem uma estrutura organizacional bastante complexa, composta por oito divisões principais. Dentre elas, destacam-se: Negócios de Varejo (Hollard Retail Business Solution - HRBS) e Parcerias (Hollard Insurance Partnership - HIP), as quais são responsáveis pelo fornecimento de soluções de seguros em parceria com grupos varejistas (Hollard, 2009).

A Hollard distribui uma variada gama de produtos de seguros por intermédio das lojas do seu parceiro Edcon, incluindo seguro funeral (vida) e seguro de ativos. Já a Edcon Serviços de Seguros é uma joint venture entre a Hollard e a Edcon (uma das maiores lojas de varejo de vestuário na África do Sul).

A reunião de executivos dos dois países no Rio de Janeiro faz também parte da programação de estudos sobre microsseguros organizada pelo Cenfri (Centro de Estudos Financeiros e de Inclusão). Em 2009, foi a vez de um grupo de executivos de seguradoras brasileiras e de servidores da Susep visitar empresas da África do Sul, incluindo o grupo segurador Hollard. A reunião será realizada na sede da CNSEG (Rua Senador Dantas, 74, Sala B– 12º andar – Rio de Janeiro), a partir das 9h.

Fonte: Portal Viver Seguro