Em cinco anos, mais de 3 mil morreram no trânsito durante a Semana Santa

O sinal de alerta acende-se a cada feriado da Semana Santa. Tudo porque o número de acidentes nas estradas e rodovias brasileira dá um salto, tendo em vista a maior circulação de veículos, a imperícia dos condutores, manutenção inadequada e malha viária em péssimas condições. Com isso, os números alarmantes de mortos seguem em direção contrária às campanhas de prevenção a acidentes de trânsito. Levantamento da Seguradora Líder DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito em todo o País, confirma a tragédia sobre quatro rodas, com o registro de mais de 3 mil óbitos nos últimos cinco anos da Semana Santa. Os picos de acidentes foram constatados na quinta-feira e no domingo, dias em que o movimento nas estradas aumenta, devido ao deslocamento de motoristas para cidades vizinhas.

Em 2006, foram feitos 568 pagamentos de indenizações por mortes em acidentes de trânsito ocorridos no período do feriado; em 2007, este número aumentou para 671. No ano de 2008  foram pagas 640 indenizações; em 2009, 622; e no ano de 2010  também já foram pagas 610  indenizações por morte pelo Seguro DPVAT. Esses números  deverão ter um acréscimo da ordem de 10% a 20 %, conforme experiencia estatística, tendo em vista que os pedidos de indenizações podem ser feitos em até três anos após a data do acidente. Assim, as estatísticas superarão os números dos anos anteriores, revelando uma curva para cima ano a ano.

O diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier, afirma que, apesar de o número de mortes ser alarmante, o número de acidentados chega a ser quatro vezes maior que os casos fatais. “Considerando apenas os quatro dias do feriado da Semana Santa, foram pagas mais de 13 mil indenizações por invalidez e reembolso de despesas médicas nos últimos cinco anos. Nesse período, de todos os acidentes constatados durante o feriado, mais de 60% envolviam motos”, afirma Xavier.

A região que mais apresentou pagamento de indenizações  por morte no feriado da Semana Santa de 2006 a 2010 foi o Sudeste, seguido pelo Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. Só no ano passado foram pagas, até então, 227 indenizações por mortes ocorridas na região Sudeste durante o feriado. E as estatísticas podem ser ainda mais graves, pois este ano o feriado conta com mais um dia, devido ao recesso de Tiradentes (21 de abril).

Para prevenir acidentes, algumas dicas são importantes antes de pegar a estrada. “Todo motorista deve revisar o veículo antes que qualquer viagem. Dirigir com prudência é indispensável, o que consiste, entre outras atitudes, de seguir corretamente as sinalizações de trânsito, não ultrapassar em locais proibidos e seguir os limites de velocidade”, exolica Ricardo Xavier.

A Seguradora Líder DPVAT investe este ano em uma campanha de conscientização em todo o Brasil, por de outdoors e painéis que poderão ser vistos nas estradas a partir do feriado. Voltada para a prevenção de acidentes, a campanha alerta a população sobre o perigo de dirigir alcoolizado e em excesso de velocidade, além de abordar a necessidade de redobrar a atenção em pista molhada.

Fonte: Portal Viver Seguro