Venda de títulos de capitalização sobe quase 20% em fevereiro

A venda de títulos de capitalização continua aquecida e dá saltos  nos primeiros meses do ano. Em fevereiro, as empresas geraram receita de R$ 1,954 bilhão, o que representou incremento de 19,62% se comparado com o mesmo mês no ano passado.  Com isso, as provisões técnicas subiram 14,72% em relação ao mesmo período de 2010, de R$ 15,283 bilhões para os atuais R$ 17,533 bilhões.

Com a forte expansão, na casa de dois dígitos mês a mês, a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) ratifica a projeção de crescimento da ordem de 15% no ano. Para o presidente da FenaCap, Ricardo Flores, o bom momento da economia brasileira, aliado ao desempenho positivo do modalidade de “incentivo”, puxa o resultado do setor. Ele lembra que o título de capitalização funciona como a porta de entrada das classes de menor renda no segmento bancário. Com um custo médio de R$ 26, o valor permite disseminar o produto nesse mercado.

“Estou convicto de que o título de capitalização é um instrumento de fácil acesso e se revela atraente para novos poupadores, fator institucional de grande relevância no momento histórico de incorporação e ascensão social de grande parte da população brasileira que não tinha acesso aos produtos do mercado segurador”, avalia  Ricardo Flores.

“Pela capitalização esse público aprendeu a lidar com a formação de uma reserva financeira, de forma programada, concorrendo a sorteios com premiações no período da acumulação”, acrescenta Ricardo Flores.
O Estado de São Paulo se mantém na primeira colocação, com R$ 730,6 milhões de faturamento e 37,4% de participação no segmento. O Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição na classificação, com R$ 217,9 milhões e 11,2% de representatividade; e Minas Gerais, a terceira, com R$ 178,9 milhões de faturamento e fatia de 9,2% do setor. O Rio de Janeiro ocupa a quarta posição com R$ 177,9 milhões e 10,3% de participação nacional.

Fonte: Portal Viver Seguro