Saiba tudo sobre seguro de RC para profissionais da medicina

O aumento de ações judiciais contra profissionais da medicina já tem reflexos no mercado de seguro de responsabilidade civil (RC Profissional). O total de apólices contratadas saltou de R$45 milhões, em 2007, para R$110,6 milhões, em 2010, um aumento de 123%. Levantamento do Superior Tribunal de Justiça revelou que o número de processos relacionados a erro médico mais que triplicou. Em 2002, foram 120 ações contra 360 até outubro de 2008. 

Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostram que a tendência é de aumento constante das reclamações. Em 2006, a entidade acolheu 832 processos. Em junho de 2010, já eram 455 processos. Esta modalidade de apólice é uma proteção do patrimônio pessoal na hipótese de o médico ser responsabilizado judicialmente, ou por meio de reclamação direta, por danos materiais, corporais ou morais involuntários.

Mas, que coberturas podem ser contratadas? Podem ser incluídas despesas com advogado e custas judiciais? Tire estas e outras dúvidas sobre seguro de responsabilidade civil profissional na seção O seguro cobre? ou diretamente com o especialista de plantão no site www.tudosobreseguros.org.br.

Fonte: Seguro em Pauta - Funenseg