5ª Conseg: Roberto Macedo vê sinal verde para crescimento de capitalização

O mercado de capitalização ainda vai continuar a ganhar musculatura, mas deve começar já a rascunhar estratégias para atender ao consumidor do futuro. A mensagem partiu do economista Roberto Macedo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, ao apresentar palestra "Títulos de capitalização- sorteio e realizações dos tempos dos mil réis à era digital",  na 5ª Conseguro, evento promovido pela CNSeg, com o apoio da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) e FenaCap (Federação Nacional de Capitalização).

Ele destacou que o futuro da capitalização deve ser visto considerando-se  alteração no perfil do público, avanços tecnológicos e, por fim, mudança no comportamento de compra. Para ele, no caso da composição do público, o mercado deverá experimentar uma mudança na faixa etária de seu público, com  maior presença de idosos, e de gênero, com avanço das mulheres, fora aumento da escolaridade dos clientes (mais anos de educação e melhor qualificação). Nos próximos anos, o mercado também deve se preparar para uma demanda mais acelerada proveniente do Norte e do Centro-Oeste do País, tendo em vista os bons indicadores econômicos e sociais apresentados pelos estados dessas duas regiões.

As novas estratégicas comerciais precisam estar em linha com os avanços tecnológicos, lembra ele. Significa estabelecer estratégias específicas para internet, usuários de i-pod, i-pad, por exemplo, incluindo-se aí as redes sociais e suas influências na decisão de compra. De qualquer forma, pensando no consumidor do futuro, os estrategistas das empresas de capitalização, tendo o recorrente conflito entre consumir e poupar de pano de fundo, terão de atrair clientes via produtos inovadores, novos canais de distribuição e um exército de agentes mais bem qualificado.

A 5ª Conseg, evento da CNseg, foi realizada em Brasília (8 e 9) e reuniu mais de 500 participantes para discutir a conjuntura econômica e as perspectivas do mercado segurador.

Fonte: Portal Viver Seguro