Escola Nacional de Seguros completa 40 anos

A Escola Nacional de Seguros completou, no dia 30 de junho, 40 anos como referência em ensino e qualificação profissional. A entidade conseguiu o reconhecimento de empresas e profissionais oferecendo produtos e serviços educacionais para os diferentes níveis desta carreira que se torna cada vez mais atraente na esteira do crescimento econômico brasileiro. Nestas quatro décadas, a instituição atingiu a marca de 84 mil certificados concedidos para corretores de seguros. Só em 2010, foram 8991 para a atuação nos diferentes segmentos do setor.

"Esta é uma data repleta de significados, em que devemos comemorar juntos os resultados obtidos através do comprometimento e da dedicação de cada um dos colaboradores da Escola, do reconhecimento do mercado e de seus profissionais. Solidez, tradição e qualidade fazem da Escola Nacional de Seguros uma instituição que, por sua expressão, se tornou referência", ressalta o presidente da entidade, Robert Bittar.

Única instituição credenciada pela Susep a emitir o certificado de habilitação de corretores de seguros, ela conta hoje com 14 unidades regionais, além de parcerias que a permitem estar em mais de 52 cidades, nos 23 estados brasileiros. A Escola acompanha o desenvolvimento do mercado e abre novas frentes de ações para atender à crescente demanda por profissionais capacitados, sem perder o foco e a sua identidade histórica.

Em 2006, após obter parecer favorável do Ministério da Educação, criou a Escola Superior Nacional de Seguros e lançou o Curso Superior de Administração com Linha de Formação em Seguros e Previdência, o primeiro do País com essas características. Em 2008, outra novidade no âmbito do ensino superior foi o lançamento do MBA Executivo em Seguros e Resseguro, hoje presente no Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia.

"A relação da Escola com o mercado sempre foi muito boa e, especialmente nos últimos anos, reconquistamos posições importantes com o incremento de nossas atuações nas mais diferentes frentes das demandas identificadas dentro do próprio mercado. Isso nos propiciou a oferta de serviços diferenciados no campo do ensino técnico e do ensino superior, além das produções literárias de alta qualidade e programas de palestras e seminários, tanto para o público do setor quanto para o de outros segmentos", ressalta Bittar.

O presidente da Escola também avalia o preponderante papel da entidade no crescimento do mercado de seguros. "É inegável que o expressivo crescimento do mercado, que quadruplicou de tamanho nestes 40 anos, passou necessariamente pelo preparo e qualificação de todos os integrantes que nele operam. Hoje é difícil encontrar algum profissional de destaque no setor que não tenha, em algum momento de sua carreira, tido contato próximo com a Escola, seja na realização de cursos, nos programas de complementação de conhecimentos ou mesmo no uso de nossas publicações literárias ou pesquisas.

Bittar acredita que a crescente exigência do mercado por profissionais qualificados se reflete em novas demandas para a Escola, especialmente em cursos de maior graduação, como os programas de certificação internacional, que vêm experimentando forte crescimento, e o MBA, que teve grande procura e que, ainda neste ano, será lançado em outros estados. "Também podemos citar os cursos avançados em Resseguros e os de Responsabilidade Civil, que têm tido ótima aceitação. Ainda neste ano, pretendemos lançar programas de certificação de Marketing aplicado a Seguros e Gerenciamento de Riscos Patrimoniais", adianta.

Fonte: Assessoria de comunicação - Funenseg