Previdência privada tem melhor arrecadação para maio desde 2004

O brasileiro está pensando mais na própria aposentadoria. Dados da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) mostra que, em maio, os depósitos em previdência privada bateram recorde para o mês, com arrecadação de R$ 4,7 bilhões. Esse é o maior número para o mês desde 2004.

Os novos depósitos no período são 47,34% superiores aos verificados em maio do ano anterior, quando R$ 3,1 bilhões ingressaram no sistema.

A Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) é uma entidade que reúne 64 seguradoras e 15 entidades abertas de previdência complementar no país.

Só os planos individuais, feito por cada trabalhador que pensa em complementar a renda na velhice, responderam por R$ 4 bilhões do total arrecadado no mês. O crescimento é de 49,82% em relação aos R$ 2,6 bilhões arrecadados no mesmo mês de 2010.

Os planos empresariais arrecadaram R$ 522,5 milhões. Já os aportes nos planos para menores registraram R$ 140,1 milhões – é o caso dos pais que guardam dinheiro pensando nos estudos dos filhos.

Em maio, o número de contratos de planos de previdência privada existentes no país ampliou para 10,7 milhões. A carteira de investimento, isto é, a somatória de tudo o que já foi depositado nesses planos, já totaliza R$ 241,3 bilhões.

Para Marco Antonio Rossi, presidente da Fenaprevi, com salários maiores no bolso e maior expectativa de vida, os consumidores começam a pensar mais no futuro.

- A ascensão de uma parcela de consumidores para a classe média e o aumento da expectativa de vida estimulam o crescimento do mercado de previdência complementar.

Os planos VGBL (indicado para quem não declara imposto de renda pessoa física pelo modelo completo de declaração anual de ajustes) mantiveram a liderança no volume de depósitos no sistema de previdência complementar, com 58,97% do total.

Os planos PGBL (voltado para quem utiliza o modelo completo da declaração anual de ajustes do imposto de renda pessoa física) têm 25,36% do mercado.
De janeiro a maio, o mercado de previdência privada aberta arrecadou R$ 20,3 bilhões, alta de 20,32% na comparação aos R$ 16,9 bilhões registrados no mesmo mês do ano anterior.

A Bradesco Vida e Previdência liderou o ranking de arrecadação no mês de maio com quase 4 em cada 10 planos (37,85%) do total arrecadado no mês. Em seguida vêm Itaú Vida e Previdência (21,14%), a BrasilPrev (20,17%), Caixa Vida & Previdência (6,34%), Santander Seguros (5,9%), HSBC Vida e Previdência (3,67%), Icatu Seguros (0,81%), Sul América Seguros e Previdência (0,64%), Safra Vida e Previdência (0,62%), Porto Seguro Vida e Previdência (0,50%).

Fonte: R7