Lançada a segunda etapa do projeto Estou Seguro

Foi lançada no último fim de semana, pela CNseg e o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade – IETS, a segunda fase do projeto Estou Seguro, na comunidade do Santa Marta, na zona sul do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é oferecer educação financeira e aumentar a percepção da população de baixa renda sobre a importância do seguro como instrumento de organização.

Durante a primeira fase do projeto, foi realizada uma pesquisa com 608 moradores da comunidade e três grupos de discussão para um levantamento socioeconômico da região. A pesquisa constatou que 87% da população local jamais cogitariam fazer um seguro em razão de preço e desconhecimento. Também foi realizado um intenso trabalho de comunicação, com eventos teatrais de rua, anúncios na rádio comunitária e um concurso musical tendo o seguro como tema. O vencedor do concurso foi o Grupo Bom Clima, que se apresentou no evento de lançamento da segunda fase do projeto. Durante a solenidade, também foi lançado um livro que retrata os moradores da comunidade. Após este trabalho, uma nova pesquisa apontou que 15,59% já tinham conhecimento sobre seguros, 1,15% já haviam adquirido algum produto e 72% tinham intenção de comprar alguma modalidade de seguro.

Para a segunda fase, estão previstas diversas ações, como a instalação de quiosques móveis para orientação sobre seguro; distribuição da cartilha “Família Estou Seguro”, preparada a partir da identificação das necessidades de proteção das conquistas das famílias da comunidade; e ações na Casa do Seguro, espaço criado para interação com moradores. Além de um mutirão de limpeza ambiental e principalmente cursos para habilitação para corretores de vida e capitalização para moradores da comunidade.

Aberto por Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora executiva da CNseg, que representou o presidente da Confederação, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, o evento contou ainda com a participação de Maurício Blanco, coordenador técnico do IETS; Itamar Silva, presidente do Grupo Eco, organização não governamental que atua na comunidade e que teve papel importante na viabilização do projeto; Marco Antonio Rossi, presidente do Grupo Bradesco de Seguros e Previdência e da FenaPrevi; Pedro Bulcão, membro da Diretoria da CNseg; Henrique Brandão, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (Sincor-RJ); e Renato Campos, diretor executivo da Escola Nacional de Seguros, além de inúmeros moradores da comunidade.

Também foram entregues no local as credenciais dos primeiros quatro corretores de seguros recém-formados através de convênio entre a Escola Nacional de Seguros e a Bradesco, e que passarão a atuar na comunidade. “Estamos formando corretores na própria comunidade, pois este é um dos princípios do microsseguro: que a comunidade possa ter um interlocutor que tenha uma proximidade maior com ela. Aqui já formamos quatro corretores e a Escola Nacional de Seguros vai aplicar um curso para os menores no Programa Amigo do Seguro, que visa criar a cultura do seguro e também para formar novos corretores”, afirma Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora executiva da CNseg, no site da Confederação.

“É importante apoiar esse tipo de projeto, porque nos dá a oportunidade de explicar o importante papel do seguro como instrumento de organização financeira para sociedade, e a importância deste segmento como arma para o crescimento de cada indivíduo e da economia do País”, completa o diretor executivo da Escola Nacional de Seguros, Renato Campos.

Fonte: Funenseg