Painel Mudanças Climáticas é sucesso em Criciúma

Aconteceu ontem a última edição de 2011 do Painel Mudanças Climáticas, evento promovido pelo SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina com o objetivo de promover o entendimento sobre a atual situação do planeta e das ações que podem ser feitas para combater os efeitos das mudanças no clima. O evento aconteceu no Oásis Centro de Eventos. Somadas as quatro edições já realizadas (Blumenau, Chapecó, Joinville e Criciúma), mais de 1000 pessoas já participaram do evento.

Durante a apresentação, o doutor em Engenharia Civil e mestre em Geografia, Juarês José Aumond, falou sobre os ciclos que o clima tem no planeta. “As eras glaciais são cíclicas. E isso a ciência já nos comprovou. No entanto, o homem e a sua interferência no clima estão apressando o processo”, explicou. “Certamente, o aceleramento de algumas conseqüências das mudanças climáticas terá efeitos negativos sobre a vida das pessoas”.

Um dos exemplos utilizados pelo especialista é o aumento na temperatura do planeta. “Os verões mais quentes e invernos mais rigorosos não são os únicos efeitos deste aumento. A cada grau que a Terra aumenta, aumenta o derretimento das calotas polares, alteram-se as percepções do planeta e os riscos de tragédias naturais”.

Ao final da apresentação, o palestrante entregou ao presidente do SindsegSC, Paulo Lückmann, um exemplar do livro O manual de deslizamento – Um guia para compreensão de deslizamentos. A obra teve contribuição, tradução e adaptação para o Brasil pelo pesquisador e por Paulo R. G. Rogério.

O executivo do SindsegSC agradeceu parabenizando Juarês e complementando que uma obra com especialistas tão gabaritados agrega conteúdo e conhecimento para o acervo da entidade. A obra ficará a disposição para pesquisas.

Em 2012 o Painel Mudanças Climáticas deve chegar a Florianópolis.

Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - SindsegSC