Galiza diz que crise na zona do euro não atrapalhará mercado segurador em 2012

 O economista Francisco Galiza garantiu hoje que a trajetória de crescimento do mercado segurador vai persistir em 2012, independente de um aprofundamento ou não da crise financeira dos países da zona do euro. Galiza proferiu palestra sobre a conjuntura mundial e o comportamento do mercado de seguros brasileiro, a convite do Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ), durante almoço na Associação Comercial do Rio de Janeiro. No máximo, pode ocorrer uma suave desaceleração, mas com taxas anuais de crescimento ainda significativas, assinalou ele.

Autor do livro “Economia e Seguro – Uma introdução”, Galiza destacou que as seguradoras brasileiras estão saudáveis, ativas no lançamento de produtos e, ao mesmo tempo, mantêm as taxas de comissionamento das corretagens estáveis. Para ele, novos lançamentos e remuneração adequada são dois fatores que servem de motivação para os corretores. Ele também lembrou que o quadro macroeconômico, ainda que sofra algum impacto da crise financeira mundial, continuará favorável aos negócios do mercado segurador, sobretudo com a execução das obras de infraestrutura e os valores vultosos envolvidos.

O economista declarou-se moderadamente otimista com as perspectivas do mercado no próximo ano, ainda mais com a decisão do governo de adotar medidas para aquecer a economia, em resposta ao recrudescimento da crise na Europa. "Qualquer ação para preservar o mercado doméstico dinânico é uma indicação positiva para a área de seguros", lembro o especialista.

Fonte: Viver Seguro