Recorde de impostos em janeiro não garante salto de arrecadação em 2012

A secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Bastos Manatta, disse que o recorde de arrecadação de impostos e contribuições federais em janeiro não possibilita ainda uma projeção sobre a evolução do recolhimento dos tributos em 2012. No mês passado, a arrecadação federal atingiu R$ 102,57 bilhões, um recorde histórico, com crescimento real de 6,04% em comparação com janeiro de 2011. Em relação a dezembro do ano passado, a arrecadação teve um aumento de 5,57%. “O mês de janeiro, por ser o primeiro do ano, não é uma base sólida para a gente fazer previsões para o comportamento da arrecadação durante o ano", disse Zayda à Agência Brasil. Embora considere prematuro fazer projeções, a secretária disse que a expecativa é que a arrecadação cresça durante 2012 em um patamar entre 4,5% e 5%. Segundo ela, a elevação da arrecadação reflete vários fatores como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a formalização dos empregos, com o aumento das contribuições previdenciárias, por exemplo. O próprio salário mínimo, reajustado em janeiro para R$ 622, representa o aumento do consumo na renda das famílias, destacou Zayda. “E existe um conjunto de fatores e o comportamento da própria Receita Federal no sentido de recuperar créditos que deveriam ter sido buscados, mas não foram, para alavancar a arrecadação”, disse. A estimativa é que em 2012, só em arrecadações consideradas “atípicas” , incluindo as ações da fiscalização, entrem para os cofres do governo R$ 16 bilhões.

Fonte: Viver Seguro OnLine