FenaPrevi alerta sobre carta falsa para tentativa de golpe

A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) divulgou alerta sobre correspondência fraudulenta enviada a pessoas físicas com o nome da entidade. Trata-se de mais uma tentativa de golpe com base em falsa expectativa de direitos previdenciários.

Na carta, falsa, o destinatário é informado a respeito de “ÚLTIMA NOTIFICAÇÃO DE RESGATE” de suposto plano de aposentadoria complementar (ou de seguro de vida), em consequência de pretensa interdição judicial relacionada a pedido de decretação da falência de empresas nela mencionadas. Porém, a FenaPrevi lembra que a expedição de qualquer correspondência nesse sentido não está entre as suas atribuições e competências e recomenda que as instruções apresentadas na carta sejam ignoradas.

Nos últimos meses, proliferaram tentativas de golpes envolvendo a menção a planos de previdência. Tradicionalmente, as pessoas são abordadas por meio de cartas enviadas por correios ou por e-mails. É solicitada a realização de um depósito prévio com promessa de recebimento de um pagamento decorrente de suposta vitória em uma inexistente “Ação Pública”.

São citadas ações judiciais inexistentes e apresentados valores supostamente corrigidos até o fim do ano passado, destinados, exclusivamente, a atrair pessoas incautas e motivá-las a fazer depósito em conta bancária com vistas ao pagamento prévio de pretensas despesas , em geral, em valor acima de R$ 3 mil. São, também, usadas expressões jurídicas como “Pagamento Judicial”, “Acordo Judicial”, “2ª Instância” e “V.S. foi beneficiado”, colocando-se telefone para eventuais contatos.

O propósito dos estelionatários é estimular as vítimas a pagar logo as custas. Mas trata-se de um golpe e não haverá qualquer liberação de dinheiro após o depósito, porque os processos são falsos. Então a recomendação é que as possíveis vítimas desses golpes evitem o contato com estes estelionatários. Mas guardem o envelope e a carta para entregá-los às autoridades policiais. O site da Susep, a autarquia que fiscaliza e regula o mercado segurador, enumera diversos golpes semelhantes que estão ocorrendo no mercado de seguros e de previdência privada.

Fonte: Viver Seguro OnLine