Entrevista: Roberto Almeida - Avaliação positiva do Insurance 2012

O Insurance Meeting, realizado neste fim de semana em Angra, mostra que as empresas de TI estão em busca da excelência e cada vez mais inseridas na indústria de seguros, afirma o presidente da Comissão de Processos e Tecnologia da Informação da CNseg, Roberto Almeida, na entrevista que faz um balanço do encontro promovido pela CNseg.

Qual o legado que deixa o Insurance Service Meeting e as principais contribuições de TI em termos de acesso a novos mercados?

O Insurance Meeting deixou informações importantes de mercado. Com isso, os participantes certamente terão ideias próprias, tendo em vista que foi mostrado tendências e comportamentos, de forma organizada e real. Estamos em um momento de obesidade de informações. Sem saber organizá-las e analisá-las, não servirão para nada. Administrar os dados e usá-los direcionados é o maior desafio. E certamente os participantes saberão usá-los da melhor forma.

Os investimentos necessários para ampliar a distribuição de seguros são elevados e podem ser feitos por seguradora de qualquer porte?

Todas as seguradoras devem cobrir toda a cadeia de Precificação, Venda e Administração dos seguros vendidos, independente do porte. O que as seguradoras estão buscando hoje é uma forma mais rápida e barata para atingir estas metas. Eis o desafio! Girar o ciclo (Precificar, Vender e Administrar). Certamente, a Tecnologia da Informação tem muito desafio!

As empresas de TI estão de fato preparadas para atender às peculiaridades da indústria de seguros?

Cada vez mais estão buscando esta excelência. Já temos grandes fornecedores com soluções completas. Quanto a estar preparado, nunca estamos; a busca contínua de soluções não deve acabar. Quando falamos que estamos preparados, isso é sinônimo de acomodação. O que posso afirmar é que as empresas de Ti estão fortemente inseridas na Indústria de Seguros.

Quais as soluções que deverão ser implementadas mais regularmente pelo mercado?

Toda a cadeia produtiva de seguro deve ser abrangida pela TI. Acredito que o momento agora é de reunir os dados e saber usá-los em benefícios de precificação e melhoria contínua. Enfim, saber usar o volume alto de dados de forma assertiva, eis o desafio.

Fonte: Viver Seguro OnLine