Brasil tem as melhores chances na questão ambiental, diz especialista no Insurance Meeting


O jornalista André Trigueiro, especializado em gestão ambiental, acredita que o planeta vive a maior crise ambiental da história e, por isso, é preciso prestar atenção às mudanças. "Ignoramos o risco. Isto é ecocídio. As seguradoras estão pagando por isso”, afirmou ele durante sua palestra sobre sustentabilidade, apresentada no Insurance Meeting Service, evento promovido pela CNseg no último final de semana em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Autor de quatro livros sobre o tema, um deles lançado recentemente, Trigueiro disse que prestar atenção aos sinais é fundamental. E quando isso não é feito, salientou, podem ocorrer tragédias, como a provocada pelo furacão Katrina, em Nova Orleans, nos EUA, em 2005.Segundo o jornalista, o furacão e suas consequências foram antecipadas, porém, poucas medidas foram adotadas. Resultado: mais de mil mortes e um enorme estrago na região.

Na opinião do jornalista, o mundo está mudando e a indústria de seguros, pela natureza da sua atividade, pode acompanhar esta mudança como aliada, tangibilizando os riscos, o que, segundo ele, acontece de forma ainda inibida. André disse também que o planeta está se tornando hostil. Segundo pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o clima está mudando certas culturas agrícolas que, em breve, não mais existirão.

Com relação ao Brasil, o jornalista destacou a singularidade do País em vista de outros, como os Estados Unidos, onde a sustentabilidade não existe, e a China, que tem uma enorme classe média emergindo, o que torna muito difícil convencê-la a não ostentar. "O Brasil tem as melhores chances. É preciso explorar com inteligência. Sustentabilidade é respeitar os limites", finalizou.


Fonte: Viver Seguro OnLine