Previdência privada tem expansão de 38,48% na receita em março, para R$ 5,6 bilhões

Uma arrecadação de R$ 5,6 bilhões fez o mercado de previdência privada experimentar, em março, um crescimento de 38,48% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Foi o melhor resultado para o período desde 2008. Com o resultado, os recursos acumulados pelos titulares dos planos do sistema de previdência complementar aberta alcançaram saldo de R$ 274,8 bilhões, alta de 21,56% frente março de 2012. No mesmo mês do ano anterior, as provisões totalizaram R$ 226 bilhões.

Com aportes de R$ 4,9 bilhões no mês, os planos individuais foram os que registraram maior expansão percentual, com avanço de 43,41% na comparação aos R$ 3,4 bilhões arrecadados em março de 2011. Os dados são da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), entidade que reúne 61 sociedades seguradoras e 15 entidades abertas de previdência complementar no País. Os planos para menores, por sua vez, tiveram alta de 12,27% e arrecadação de R$ 155,1 milhões. Já os aportes para os planos empresariais registraram R$ 515,6 milhões, alta de 9,66%.

- A forte expansão na arrecadação no mês de março reflete o comportamento de um maior número de investidores adotando a previdência complementar aberta para formação de poupança de longo prazo e instrumento para planejar a aposentadoria- afirma o presidente da Fenaprevi, Marco Antonio Rossi.

Segundo o levantamento da Fenaprevi, em março, o produto VGBL arrecadou R$ 4,8 bilhões com crescimento de 48,27% frente a março de 2011. O produto é indicado ao investidor que não declara imposto de renda pessoa física pelo modelo completo de declaração anual de ajustes. A arrecadação dos planos PGBL’s cresceu 2,59% e movimentou R$ 544,7 milhões. Estes planos são voltados para quem utiliza o modelo completo da declaração anual de ajustes do imposto de renda pessoa física. Já os planos tradicionais totalizaram aportes no valor R$ 254,9 milhões no período.

No mês de março, a BrasilPrev liderou o ranking de arrecadação com 32,02% do total arrecadado; Itaú Vida e Previdência (25,41%); Bradesco Vida e Previdência com (24,15%); Santander Seguros (5,68%); Caixa Vida & Previdência (5,05%); HSBC Vida e Prev (3,65%); Icatu Seguros (0,79%); Safra Vida e Prev. (0,64%); Sul América Seg e Prev (0,52%); Porto Seguro Vida e Previdência (0,48%). As demais entidades somam, no total, 1,60% da arrecadação.

No trimestre, a arrecadação também foi expressiva e bateu a marca de R$ 14,8 bilhões contra R$ 11,7 bilhões verificados nos três primeiros meses de 2011. Os planos individuais obtiveram também no trimestre o maior crescimento relativo. Registraram novos aportes de R$ 12,6 bilhões e expansão de 27,53%. O segmento produto com maior crescimento relativo foi o empresarial. A modalidade cresceu 18,86% e arrecadou R$ 1,7 bilhão. Os planos para menores, por sua vez, responderam por R$ 448,1 milhões dos aportes, alta de 13,59%.

No trimestre, segundo a Fenaprevi, o produto VGBL arrecadou R$ 12,4 bilhões com crescimento de 30,65%. O produto é indicado ao investidor que não declara imposto de renda pessoa física pelo modelo completo de declaração anual de ajustes. A arrecadação dos planos PGBL’s cresceu11,30% e movimentou R$ 1,6 bilhão. Estes planos são voltados para quem utiliza o modelo completo da declaração anual de ajustes do imposto de renda pessoa física. Já os planos tradicionais totalizaram aportes no valor R$ 781,2 milhões no período.

Ranking. Em março, a BrasilPrev liderou o ranking de arrecadação com 29,55% do total arrecadado; Bradesco Vida e Previdência com (27,54%); Itaú Vida e Previdência (23,82%); Caixa Vida & Previdência (5,41%); Santander Seguros (5,23%); HSBC Vida e Prev (3,98%); Icatu Seguros (0,83%); Sul América Seg e Prev (0,63%); Porto Seguro Vida e Previdência (0,53%); Safra Vida e Prev. (0,45%). As demais entidades somam, no total, 2,02% da arrecadação.

Provisões. O VGBL é o produto com maior participação nos R$ 274,8 bilhões em provisões do sistema. O produto concentra 170,5 bilhões do total, volume 29,11% maior que o registrado em março de 2011.

O PGBL cresceu 15,93% no período e as reservas do produto passaram de R$ 57,8 bilhões para R$ 67 bilhões. As reservas de planos tradicionais, por sua vez, passaram de R$ 35,5 bilhões para R$ 36,8 bilhões no período, alta de 3,39%.

Com relação a market share, os planos VGBL mantiveram a liderança no volume de depósitos no sistema de previdência complementar, com 62,06% do total, seguidos pelos PGBL, com 24,41% do volume total de provisões, enquanto os planos tradicionais contaram com 13,39% do volume total de provisões. Outros produtos – incluindo os Fapi - completam a equação, com 0,23%.

Carteira. Em relação à carteira de investimentos – diversas modalidades de ativos que garantem as obrigações corporificadas nas provisões – o mercado de previdência complementar cresceu 20,73% em relação. Com isso, a carteira do setor totalizou R$ 282 bilhões.

De acordo com o balanço da Fenaprevi, a carteira do VGBL obteve alta de 29,27%, passando de R$ 131,7 bilhões para R$ 170,2 bilhões. Já o PGBL cresceu 16,97% no período. A carteira do produto passou de R$ 58,2 bilhões para R$ 68,1 bilhões. Por fim, a carteira de planos tradicionais totalizou R$ 43 bilhões.

Fonte: Viver Seguro OnLine