Vereadores saem otimistas de audiência com ministro

A audiência com o ministro dos Transportes Paulo Sérgio dos Passos, em Brasília, agradou os quatro vereadores de Blumenau que participaram da reunião. O prefeito João Paulo Kleinubing também participou. Além da representatividade política, o meio empresarial também foi saber quais as perspectivas para a duplicação da BR 470. Entre as lideranças, estiveram representadas a Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau (CDL) e a Associação Comercial e Industrial de Itajaí (Acii). Da audiência, o grupo do Vale do Itajaí saiu com uma vitória: convenceu o ministro de que a obra precisa começar com o lote 4 (duplicação de Gaspar a Indaial). A esperança é que as obras comecem no início de 2013.

O vereador Beto Tribess (PMDB) levou material impresso ao ministro, que continha estatísticas de acidentes e vítimas fatais da rodovia, além de demonstrar a importância econômica da 470. Segundo ele, o ministro tem bastante conhecimento sobre o caso e “se mostrou confiante quanto aos prazos, que incluem o processo licitatório e as obras em si”. Os vereadores disseram que a duplicação, que foi dividida em quatro lotes, iniciará pelo lote 4. “Fizemos o ministro ver que é o trecho mais complicado”, garante Tribess. Os vereadores explicaram que o projeto de execução será entregue ao Dnit em julho. /após análise do órgão, será aberta a licitação. “Antes do final do ano a licitação estará definida e lá por fevereiro devemos ter máquinas trabalhando na rodovia”, calcula o vereador Antônio Veneza (PSD).

“Foi uma reunião produtiva, especialmente porque mostrou a união suprapartidária em prol de um claro benefício comunitário”, ressaltou o vereador Jens Mantau (PSDB). Para ele, todas as lideranças políticas e empresariais falando a mesma linguagem mostraram ao ministro a prioridade desta obra. Os vereadores aproveitaram para visitar os três senadores catarinenses e garantiram que, a partir de agora, pretendem contar com a real participação da bancada catarinense em Brasília. “As audiências públicas que fazemos na Câmara de Vereadores não se esgotam quando acabam os encontros”, disparou Mantau, que lembrou que este encontro com o ministro foi resultado de uma audiência pública do Legislativo blumenauense. Graças a ela, diz, o deputado João Pizzolatti (PP) agendou esta reunião, garantindo ser “reflexo direto” da pressão municipal.

O vereador João José Marçal (PP) também saiu satisfeito do encontro. “Há recursos disponíveis, há boa vontade. Agora torço para que esta mesma boa vontade dure além das eleições deste ano e que o processo da duplicação continue”, disse o parlamentar que costuma sugerir o fechamento da BR 470 como forma de pressão para que a obra seja definitivamente feita. Ele disse que ficará de olho no cumprimento dos prazos, até porque o projeto ambiental confeccionado pelo IBAMA “está sendo feito há cinco anos e ainda não ficou pronto”. Os parlamentares retornam de Brasília hoje, quinta-feira. Chegam no aeroporto de Navegantes às 21 horas com esperanças renovadas de ver o início das obras de duplicação.

Fonte: Câmara Municipal de Blumenau