Chapecó termina obras no aeroporto e aguarda liberação de voos

A reforma da pista do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, está concluída.
Os relatórios de finalização foram entregues nesta terça na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O documento contém 500 páginas, incluindo notas das compras, relatórios técnicos, testes de atrito e resistência da pista. Antes da restrição, a pista tinha o conceito PCN 34, que é um grau de resistência do pavimento que permitia o pouso de Boeing 737, com 144 lugares. Com os problemas na pista, o PCN foi rebaixado para 16, o que permitia apenas pouso de aeronaves com até 62 passageiros. A expectativa agora é de que a Anac aprove o PCN 54, que permitira aeronaves com até 200 passageiros.

Os dois quilômetros de pista estão concluídos, faltando apenas a pintura do estacionamento e a colocação de grama ao redor. De acordo com a assessoria de comunicação da Anac, a partir do recebimento da documentação a agência tem 15 dias para fazer a vistoria técnica. Depois disso, tem mais cinco dias para se manifestar sobre a abertura do tráfego aéreo, se as exigências forem cumpridas.

Neste ano, no dia 1º de março houve a restrição de voos e o aeroporto passou a funcionar com aeronaves de até 62 passageiros. No dia 21 de abril foi o último dia de operação.

A presidente do Chapecó Convention e Visitors Bureau, Miriam Filippi, defende que as entidades de Chapecó devem pressionar a Anac para que agilize a liberação.

Antes do fechamento, o aeroporto de Chapecó tinha oito voos diários e movimentava 23 mil pessoas por mês. O prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, espera que a equipe da Anac venha ainda nesta semana para vistoria.

NHT estuda nova rota em SC

Outra boa notícia para o Oeste é a possibilidade da criação de uma nova rota aérea da NHT Linhas Aéreas. O voo, com destino a Florianópolis, sairia de São Miguel do Oeste e faria escalas nos aeroportos de Concórdia e Lages. Segundo o diretor de planejamento da empresa, Jeffrey Kerr, a reunião realizada ontem foi produtiva e o grupo estuda a possibilidade de disponibilizar o voo ainda neste ano. Desde o fechamento de Chapecó, a NHT voltou a operar um voo de Concórdia para Curitiba. O voo chega às 13h20min e decola às 13h40min de segunda à sexta-feira.

Voando por conta própria

Estradas ruins, serviço de aviação limitado e passagens caras são apenas alguns dos motivos que levaram um grupo de empresários a comprar um avião de pequeno porte em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense.

A aeronave, de fabricação americana e com capacidade para até três passageiros, é utilizada há cerca de um mês, e principalmente em compromissos profissionais. Os custos de compra, de manutenção e de salário do piloto são rateados entre os cinco integrantes da sociedade. Os empresários utilizam a aeronave para viajar a cidades da Região Sul e São Paulo.

Conforme um dos sócios, Luiz Sérgio Belló, o avião vale R$ 600 mil. O aparelho tem dois GPS, piloto automático e é capaz de operar em condições climáticas desfavoráveis. Ele afirma que o grupo encontrou uma alternativa de locomoção rápida e eficiente, principalmente quando precisa ir a cidades distantes das capitais, onde há menos horários de voos.

Belló salienta que há outros empresários interessados em participar do grupo. A aquisição de novas aeronaves para os serviços particulares está sendo discutida. Isso porque, em Joaçaba, existem apenas duas linhas de voos diários: uma para Curitiba e outra para Porto Alegre.

Fonte: Diário Catarinense